Avançar para o conteúdo principal

Que Género Literário Devemos Escolher para o nosso Livro?


Este é um assunto em que muitos escritores diferem de opinião. Alguns dizem que devemos escrever os géneros que mais gostamos, enquanto outros dizem que não é necessário. Eu penso que somos capazes de escrever qualquer livro, no entanto, é mais fácil escrever o género de livros que mais gostamos. Quando estamos a pensar em escrever o nosso primeiro livro, torna-se mais fácil escrever um livro do género que conhecemos bem.

A minha opinião baseia-se nestas três razões: 

1. Conhecemos inconscientemente a estrutura do género

Quando lemos repetidamente um género literário, esperamos e sabemos inconscientemente qual a estrutura que irá ter. Se repararem, quando leem um livro com uma estrutura diferente, existe algo na nossa mente que diz “isto não é normalmente assim”. Assim como, definimos os chamados clichés por serem situações, estruturas nos livros que já estamos à espera e que são muito utilizadas. Até mesmo se lermos vários livros do mesmo autor começamos a compreender os padrões das suas diversas histórias.
 

2. Temos mais conhecimento sobre a expectativa do leitor

Sabemos que se queremos fazer um livro do mesmo género que Juliet Marillier, por exemplo, além de ter um mundo de fantasia temos de acrescentar um romance no enredo. A expectativa do leitor não está nos clichés nem na estrutura da história, mas nos requisitos mínimos do género como por exemplo: não se pode escrever uma novela romântica sem uma história de amor, assim como, um livro de fantasia sem elementos fantásticos. 

3. Ficamos mais motivados 

Gostar da história que estamos a escrever é essencial para conseguirmos concluir um livroAlém disso, se escrevermos sobre um género que conhecemos bem passamos menos tempo a pesquisar para o livro. Ainda a falar do exemplo de um mundo de fantasia, podemos falar de lobisomens e não temos de estudar tão profundamente as características deles porque já temos algum conhecimento. 

No entanto, podemos escrever qualquer livro. Vai demorar mais tempo porque temos que pesquisar muito mais, perguntar às pessoas que gostam de ler esse género de livro quais os aspetos que gostam mais e porquê, fazer uma pesquisa minuciosa e ter um bom revisor e bom(s) crítico(s). Contudo, penso que escrever um género em que estamos mais à-vontade e que gostamos é o melhor. Até porque escrever um livro não é algo que possamos fazer num dia. São longas horas de trabalho e de revisão. 

Apesar de ser mais difícil e, talvez, menos interessante, é possível escrever um livro de um género que não lemos. Afinal, no processo de escrita, tudo é aprendizagem. Por isso, escrever é tão maravilhoso.











Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários