Avançar para o conteúdo principal

A Importância da Revisão



Seja qual for o texto que escrevemos é sempre preciso rever, seja um simples e-mail de trabalho ou o seu livro. A revisão é o instrumento mais necessário para melhorar e para fazer o seu texto brilhar.


Quando é necessário pedir um favor a alguém no trabalho ou mesmo responder a um superior é preciso ter cuidado com e-mail que vai ser enviado. A maior parte das vezes não fica bem na primeira tentativa. Vai ser necessário rever, corrigir e anular partes que não interessam. Por vezes, até refazer todo o e-mail. Como devem saber, o mais importante nos e-mails de trabalho é que seja claro, conciso e direto ao assunto. Não temos tempo para ler ou escrever textos de duas páginas (por muito que tenhamos vontade de os escrever - dizendo todo o esforço e dedicação que tivemos a realizar o nosso trabalho). Temos de escrever o texto mais prático e acessível que consigamos.
Para atingir estas qualidades, é necessário eliminar informação desnecessária, tornar mais claro e fácil de ler. Pensar bem no que queremos dizer e resumir, o que é desafiador, mas com a prática, torna-se mais fácil.

Se é assim num pequeno texto para enviar por correio eletrónico, quanto mais, num livro ou história que estejamos a escrever.
Geralmente, pensamos que é necessário só fazer uma revisão, mas não, temos de rever quatro ou mais vezes. Sem pensar em correção ortográfica. A revisão ortográfica deve ser a última etapa porque se corrigirmos antes, o texto irá ser editado e poderá ter novos problemas, como por exemplo, de concordância.

Como fazer a revisão de conteúdo?

Na revisão de conteúdo deve questionar-se:

– Será que a história faz sentido? É a história desejada (pelo autor)?
– Existem falhas na história/ contradições?
– Esta parte é mesmo necessária?
– Esta personagem faz sentido na história?
– Esta descrição é mesmo importante ou poderia ser retirada?
– Este diálogo é preciso?
– Como se podemos mostrar em vez de contar os sentimentos ou acontecimentos?

Só é possível avaliar e reavaliar a história do livro e todas as cenas, capítulos e personagens após fazer estas perguntas e outras semelhantes na revisão do primeiro rascunho. Depende da história e qual a mensagem quer passar como autor.

Pode também pedir opinião das pessoas mais próximas ou leitores que confie para analisarem a sua história. Este método é muito utilizado por autores estrangeiros, através de leitores designados como beta-readers.

Pode também contratar um revisor de conteúdos e outro para a ortografia. É natural não notar os seus erros após muitas revisões. Os erros tornam-se invisíveis aos seus olhos e começa só a ver o que tem na sua mente, por isso, não hesite em pedir a opinião e ajuda de outras pessoas para o corrigirem. Sim, custa quando percebemos os erros que fazemos, mas pior é deixar que o leitor final os veja.

Não deixe de rever e de reescrever o seu livro quantas vezes forem necessárias antes de o entregar aos leitores ou revisores, quanto melhor estiver, menos correções terá. Depois de revisto, não aceite todas as indicações sem as ver, dê a sua opinião e veja conscientemente os seus erros. Aprenda com os seus erros e até poderá ver outros erros que o revisor ou os leitores não repararam.

O primeiro rascunho de uma história é como um diamante por lapidar. É grosseiro e estranho e não brilha tanto quanto poderíamos esperar. A revisão é a forma de o lapidar.

Não se esqueça que o mais importante é fazer o seu livro brilhar!



Continuem a escrever!






Inspiração:


Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários

  1. Se há coisa que não gosto quando leio um livro é a má revisão. As editoras deviam ser mais criteriosas neste aspecto e a grande maioria publica livros cheios de erros ortográficos.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Compreendo, Ana. Eu penso que a revisão é um dos serviços que as editoras devem prestar aos autores. No entanto, como a revisão de algumas editoras não é muito eficaz, os autores têm de certificar que o seu livro não tem erros por conta própria, infelizmente. Obrigada pela opinião :) Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada por teres lido esta publicação e por deixares o teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim! :)