Avançar para o conteúdo principal

Opinião sobre o livro Quando Lisboa Tremeu de Domingos Amaral

Quando Lisboa TremeuQuando Lisboa Tremeu by Domingos Amaral
My rating: 5 of 5 stars

Este é um romance histórico fora do vulgar. Não só as suas personagens são tudo menos “boazinhas”, não é sobre nobres, nem amores proibidos. Penso que é contada de uma forma muito fluída que nem compreendemos que estamos a aprender sobre a história da cidade de Lisboa. Entramos na história e seguimos com ela como se pudéssemos ver como Lisboa era antes do terramoto de 1755.

A história começa no dia do terramoto e conta como foram os dias seguintes para quem ficou em Lisboa e viveu aquele terror. Eu não tinha noção da gravidade do terramoto naquela altura. Apenas sabia, como acho que a maioria das pessoas sabe, que houve um grande terramoto no Dia de Todos os Santos e que, por isso, houve grandes incêndios e que logo de seguida houve um maremoto. De resto, imaginei que viesse ajuda de todo o lado para a população. Claro que a minha imaginação só poderia estar errada. A descrição do caos está bem conseguida, descrevendo várias zonas de Lisboa.

Apesar de não gostar muito das personagens principais, acho que a história é muito interessante e surpreendente. Faz-nos pensar o que faríamos numa situação semelhante. A minha personagem favorita na história é o Marquês de Pombal, apesar de ser um dos antagonistas.

Se tem curiosidade sobre o que aconteceu no grande terramoto e gostam de uma história de redenção, recomendo este livro.

View all my reviews

Quando-Lisboa-Tremeu-Domingos-Amaral



Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários