Avançar para o conteúdo principal

A Minha Experiência com Meditação

 

Olá escritores e leitores!


Já devem ter reparado devido aos textos que escrevo e devido ao género de livros que leio que gosto de meditação e de desenvolvimento humano e de espiritualidade. Apesar disso, não quis trazer-vos um artigo de como fazer meditação porque não sou especialista, apenas uma curiosa praticante (e também porque existem milhares de artigos a explicar como se faz). Existem milhares de meditações e de formas como meditar, e a meu ver, estão todas certas porque cada pessoa pensa e sente de forma diferente. Cada pessoa deve fazer a que sente ser mais verdadeira ou a mais adequada para si. Eu experimentei várias antes de chegar às que faço hoje em dia e por isso, se gostavam de experimentar mas ainda não sentem que encontraram uma meditação que sintam como certa para vocês aconselho a experimentar várias. Mesmo depois de encontrar uma que gostem de fazer, ao longo do tempo e dependendo dos desafios que enfrentarem na vida podem escolher fazer outras ou mudar as vossas rotinas completamente. Como a escrita de diário é bom porque podemos fazer e variar o quanto quisermos.







Como comecei a fazer meditação


Para começar, penso que é melhor utilizar uma meditação guiada. Foi assim que comecei porque por muito que quisesse perdia-me nas respirações e respirava de forma errada. Isto para não falar da dificuldade de concentração... Eu aconselho que comecem por uma meditação guiada que pode ser com respirações só ou de mindfullness como pode ser com visualização e para atrair as coisas que mais desejem à vossa vida. A ideia é começar. Para saber como fazer as respirações aconselho a aplicação Prana Breath que explica muito bem vários tipos de respiração. Aconselho especialmente a quem tem problemas respiratórios como eu (asma). 

Se quiserem uma sugestão minha por onde começar, aconselho esta meditação de apenas cinco minutos e que nos enche de amor e alegria por nós mesmos. É uma das minhas preferidas, no entanto, está em inglês. Um outro conselho que dou é começarem por meditar em poucos minutos, cinco e depois dez e se quiser aumentar depois. Eu comecei com cinco e hoje ainda faço de cinco ou dez minutos de meditação, e sinto-me bastante bem. Deixo meditações mais longas para outros propósitos que não seja só o meu bem-estar geral. Lembrem-se que é melhor um pouco por dia, do que fazer vinte minutos num dia e esquecer completamente da prática no resto do mês (ou ano).




A meditação que faço atualmente


Quando já sabia as meditações de memória, comecei a ficar aborrecida e a distrair-me muito nas minhas meditações. Por isso, pensei em fazer uma meditação em silêncio dando ênfase às respirações. No entanto, estas meditações numa casa cheia de pessoas raramente dão certo. A ideia de deixar para uma hora em que a casa está sossegada é ilusória. Até mesmo quando estão todos a dormir (para não falar que meditar quando se tem sono faz com que seja mais fácil adormecer no meio da prática) não conseguimos silêncio absoluto devido ao ressonar de alguém... (sim, mesmo que seja no quarto ao lado em silêncio ouve-se tudo) Se isto também tem a ver com a vossa experiência, vou ensinar o truque que nos permite meditar, mesmo que a casa nunca esteja silenciosa:

Coloquem música instrumental com sons da natureza. Foquem-se neles e nos sons da casa. Façam tudo para ouvir todos os sons que os rodeia em vez de os evitarem. Quando nos concentramos nos sons e na respiração estamos a fazer um grande exercício de mindfullness. Mesmo que o som seja o ressonar de alguém! ;)


Esse é o primeiro exercício, depois de estar descontraída deixo os sons em segundo plano e concentro-me na minha meditação, foco-me no enraizamento  (outra meditação para quem quiser praticar :)) e depois foco no tema da meditação que quero fazer. Por vezes, fico apenas a contar respirações, outras a agradecer as bênçãos na minha vida, a visualizar o que desejo ou a meditar num assunto que preciso resolver/decidir. Por esta razão não é igual todos os dias e não é o mesmo do que uma meditação guiada. Por isso, dá tão certo para mim.





Bónus:

Curta meditação/visualização para se concentrar no trabalho


Nos dias em que estou com mais dificuldade em conseguir trabalhar, geralmente faço a minha meditação a visualizar-me a trabalhar e todo o meu trabalho a atingir os resultados que desejo. Se tem dificuldade de se concentrarem a trabalhar ou não estão muito motivados, experimentem fazer esta meditação antes de ir trabalhar :)



Espero que tenham gostado deste artigo que é um pouco diferente dos que costumo trazer para o blogue. Esta é a minha experiência a meditar, qual é a vossa?


Até breve,


Marta Sousa


Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários