Avançar para o conteúdo principal

Como Descobrir o Livro Certo para Começar a Gostar de Ler

 

Muitas pessoas pensam que não gostam de ler, apesar de quererem gostar até porque a ler faz bem. No entanto, eu acredito que todas as pessoas gostam de ler, apenas existem algumas que ainda não descobriram o livro certo. O livro certo não tem de ser uma grande obra, nem um clássico, tem apenas de ser um livro que gostam de ler. Pode também acontecer, pessoas que não encontraram ainda o formato certo. Existem pessoas que não gostam de ler livros, mas passam horas a ler no computador, ou quem infelizmente, tem dificuldade em ler por não ver bem ou, por outras razões como falta de tempo, preferem ouvir os livros em vez de os ler. No entanto, todos temos histórias e temas sobre os quais gostamos de ler.


Por isso, resolvi escrever este artigo para quem não gosta, mas quer de gostar de ler e para os leitores que querem ler mais e descobrir o seu género favorito. 


Para quem já gosta de ler e sabe quais são os seus livros preferidos, é bem-vind@ a participar e a dizer a sua experiência. Este artigo é escrito apenas pela minha opinião e experiência e quem sabe a vossa experiência não pode complementar a minha? :)




Por onde começar?

Existem várias formas de começar, mas eu gosto da ideia de lembrar quais foram os livros que já leram, quais os que mais gostaram e/ou que não desistiram a meio... Refletir sobre eles, pensar o que gostaram mais e o que precisava para ser melhor, para vos cativar mais, resumindo: como a história poderia se tornar mais emocionante. Por exemplo, se gostaram mais de alguns romances mas sentiram falta de mais ação talvez um romance policial é um livro a experimentar. 


Se não se lembram quando foi a última vez que leram um livro, pensem no género de textos que costumam ler quando estão online, por exemplo. Nem todas as pessoas gostam de ficção. Podem gostar de ler livros de não-ficção; como por exemplo livros sobre vidas reais ou livros técnicos. Por vezes, o tamanho do livro também importa, se não conseguem manter o hábito de leitura por muito tempo, o melhor é optar por livros mais breves e fáceis de ler de forma a que consigam ler num dia, ou em poucos dias.


Vamos supor que nunca leram um livro, só os resumos na escola, mas gostam muito de filmes e séries. Quais são os géneros de filmes e de séries que mais gostam? Qual é a série ou filme que gostavam de saber mais detalhes e que não queriam que acabasse nunca? Se existe pelo menos uma série que corresponde a esta última pergunta devem ver se há um livro sobre ela, caso não exista (acho difícil!), procurem livros e histórias que são semelhantes. Se não sabem como fazer isso basta pesquisar num motor de pesquisa. Podem também procurar no Goodreads ou se tiverem um livro da série, mas já leram, podem ir ao Website What should I Read Next colocam o nome em inglês do livro da série e vão surgir muitas sugestões em inglês. Podem encontrar as sinopses no Goodreads e ver as versões traduzidas dos livros. Se não querem fazer tanto esforço basta pesquisar o género da série/filme: terror, romance histórico, etc... Começar a ler um livro que faça parte do mesmo género, é a melhor aposta para encontrar o livro certo!


Experimentem vários formatos de livros: físicos, digitais, banda desenhada, livros ilustrados, poesia ilustrada. Por vezes, o formato faz toda a diferença, para quem não consegue ver linhas e linhas com texto, os textos ilustrados ou livros de banda de desenhada podem fazer maravilhas e existem de todos os géneros até terror. Basta fazer uma boa pesquisa.




Como saber qual é o nosso género favorito?


«Para saber o nosso género favorito basta ver a nossa estante» li uma vez num livro. No entanto, olhei para a minha estante e senti-me completamente perdida. Para começar tinha tantos livros diferentes que era difícil dizer. Por isso, pensei em contar o número de livros que tinha por género, mas os livros de não-ficção ganhavam a todos os outros. Fiquei ainda mais confusa. Se há uma coisa que tenho a certeza é que os livros que mais gosto de ler são de ficção! Então, como isto aconteceu?


Foi nesse momento que compreendi porquê tantas vezes sentia que não tinha nada de jeito para ler e que precisava de comprar mais livros (mais do que já me apetece normalmente :P). Sim, eu era com os livros como geralmente as mulheres, que adoram fazer compras, são com a roupa. Compram muitas peças de roupa que pensam que irá ser útil, mas na hora mais importante sentem que não tem nada para vestir porque foram comprar itens em promoção ou que pensaram que eram bonitos, na altura, mas que depois, na prática, não eram muito fáceis de usar ou confortáveis. É difícil de admitir, mas a verdade é que comprei muitos livros só por estarem em promoção. A capa era apelativa, o título interessante e o tema do livro era muito útil, no entanto, eram livros técnicos ou que não tinham assim tanto interesse para mim. Geralmente, os livros que mais gosto eram deixados por não serem tão úteis ou por não estarem em exposição ou em promoção. Assim, acabei por ter uma estante cheia de livros muito interessantes e que ensinam várias coisas, mas que não são os meus livros favoritos.


Portanto, para quem não tem uma estante cheia de livros ou para quem tem, mas não se identifica com os livros que tem na estante não se sintam sós, não são os únic@s! :) Nem sempre a estante de livros diz qual é o nosso género favorito. No entanto, a dica que vou dar é muito mais fácil e simples de seguir e não precisam de ter uma estante cheia ou a biblioteca do vosso e-reader.




Dica de Ouro

Qual foi o livro mais rápido e fácil de terminar de ler para vocês? Experimentem vários do mesmo género e se todos os outros corresponderem ao mesmo sentimento de alegria e de facilidade ao ler é porque encontraram o vosso género favorito de livros. Sigam o vosso coração, ele está sempre certo.


Gostar de livros é uma questão emocional, não tem de ser o livro que pensam ser melhor para mostrar aos outros ou para provarem que são inteligentes (podem escolher um para fazer esse papel, se fizerem muita questão), mas para ler no vosso quarto todos os dias é melhor ter um livro que vos fascina, não é?



Variar os géneros, ou não, eis a questão!

Quando começamos a ler os livros que mais gostamos torna-se muito fácil ler muitos livros e muito rápido. Enquanto que se tentarmos ler vários géneros diferentes, pode tornar-se mais lento o processo de leituraQuem nunca sentiu que estava a ler um livro que nunca mais terminava? No entanto, também é bom variar principalmente para quem adorar diversificar e para quem se cansa rápido de ler vários livros com o mesmo género ou mesma estrutura na história. Variar o género de livros é bom para melhorar o conhecimento geral e pode-se descobrir novas paixões. Gosto de ler géneros diferentes, até porque os meus livros favoritos são romances, e se eu só lesse romances já nem tinha livros para ler. Por isso, variar é bom para ter um livro que dure bastante tempo. Esta é a minha escolha, mas é diferente de leitor para leitor.





E vocês, qual foi o livro que vos despertou o gosto pela leitura? Como descobriram o vosso género favorito? Contem-me tudo nos comentários :)



Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários

  1. Hola, me gustan casi todos los géneros, si bien me decanto por el misterio, comencé con Agatha Christie, me fascina esa mujer. Besos.

    ResponderEliminar
  2. Hola! Me gusta mucho Agatha Christie tambien! <3 Muchas gracias. Besos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada por teres lido esta publicação e por deixares o teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim! :)