Avançar para o conteúdo principal

Como Ser mais Corajoso(a)? Como Cultivar a Coragem ao Escrever Um Diário

 

Olá escritores e leitores!


Como estamos no início do ano, não há nada como fortalecer o nosso hábito de escrever um diário. O ano passado foi um ano difícil para todos, por isso, nada como escrever um diário para nos ajudar tanto psicologicamente, como para nos sentirmos mais acompanhados. Afinal, é impossível negar que toda esta situação da pandemia nos faz sentir sozinhos. No ano passado, eu escrevi um artigo sobre perguntas para escrever no diário sobre o medo. Nesse artigo prometi escrever sobre a coragem, mas a verdade é que acabei por não o fazer, por isso, nada melhor do que começar o ano a cumprir promessas. Confesso que ultimamente não tenho respondido muitas questões de autoconhecimento no meu diário apenas escrevo o que me vai na alma. Mas para não faltar ao prometido, aqui vamos às perguntas para fortalecer a nossa coragem.





Vamos falar sobre coragem

Todos nós temos momentos na vida em que nos sentimos corajosos, outros em que parece que a coragem nos falha ou que não temos razão para enfrentar uma situação. Por vezes, até nos passos mais simples hesitamos e acabamos por seguir o medo, não é verdade? Nesses momentos, queremos ter mais coragem mas não sabemos como alimentar essa força para seguir em frente e fazer a mudança na nossa vida. Sim, porque por vezes as mudanças mais difíceis de fazer são em nós e na nossa vida. Para darmos as mãos à coragem e caminharmos de forma a mudar o que realmente importa para nós, temos que alimentar essa coragem em nós. Para tal, não há nada como refletir sobre a coragem, relembrar o que é coragem para nós e como a sentimos no nosso coração. Para isso, experimentem responder às perguntas abaixo.




Perguntas sobre coragem:

1.O que é a coragem? O que significa para ti?


2.Escreve sobre uma altura em que a tua coragem falhou. O que aconteceu? Se pudesses voltar atrás no tempo, o que farias de diferente ?


3.Quando é que mostraste coragem? Faz uma lista e celebra o teu sucesso. Quando precisares de coragem, revê esta lista para te lembrares que podes ser corajoso(a).


4.Quais são alguns exemplos de coragem quotidiana na tua vida? Aquelas atitudes mais simples e igualmente importantes em que foste corajoso(a) na tua vida e na dos outros.


5. Consideras que alguém que conheces é corajoso? Porquê?


6. Escreve o que pensas quando lês esta citação: «É preciso uma grande dose de coragem para enfrentar os nossos inimigos, mas também o é para nos mantermos firmes com os nossos amigos» (de Harry Potter e a Pedra Filosofal de J.K. Rowling)


7. Enumera as coisas de que tens medo, como podes superá-las?


8. Em que áreas da tua vida gostarias de ter mais coragem agora? Considera a tua vida pessoal e profissional.


9. Para uma ou mais dessas áreas, que medidas poderias tomar que te levariam a seguir em frente?


10. O que te impede de tomares essa atitude?


11. O que vai acontecer se não tomares uma decisão? E se tomares a decisão?


12. A quem podes pedir ajuda e apoio moral?


Como sabem, estas perguntas, e outras que estão aqui no blogue, são perguntas inspiradas noutros blogues sobre perguntas para responder no diário. Por isso, poderão consultar os blogues que li aqui e aqui.


A coragem e o ano 2021



Penso que apesar de ter levado algum tempo a escrever este artigo, esta é a melhor altura para responder a estas perguntas. Este ano promete ser um ano que mais do que nunca precisamos de fortalecer a nossa coragem e fazer a mudança todos os dias. Vamos cultivar a nossa coragem. Se não quiserem responder a todas as questões, recomendo pelo menos respondam a do ponto três que ajuda muito a encontrar e reforçar a coragem que temos dentro de nós. Façam a lista e tenham onde possam ver sempre que precisarem.


Estas foram as perguntas e as minhas reflexões sobre coragem. Espero que este artigo vos inspire e que vos ajude a ter um ano 2021 cheio de coragem.








Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários