Avançar para o conteúdo principal

Boas Esposas de Louisa May Alcott

 

Good WivesGood Wives by Louisa May Alcott
My rating: 5 of 5 stars

Neste livro continuamos a seguir as vidas das quatro irmãs do livro As Mulherzinhas mas, agora, na sua idade adulta. Ao ler este livro refleti como é diferente as ideias de hoje e as ideias da altura sobre as mulheres, o que elas devem fazer como esposas e como era limitada a vida de mulheres que queriam exercer os seus talentos. Apesar da autora, talvez, estar um passo à frente das ideias do seu tempo, penso que ainda reflete muito neste livro a ideia dos deveres e limitações das mulheres no casamento e na sociedade em geral. Vi os dois últimos filmes das Mulherzinhas que englobam as duas partes, mas aconselho a lerem o livro porque apesar de a história ser semelhante existem diferenças na história que penso serem importantes de dar um realce especial à moral e à mensagem que a autora quer transmitir. Isto para não falar da forma que a história é narrada, que como já referi na minha opinião do primeiro livro, adorei.

A escritora faz prenúncios incríveis dos sentimentos das personagens que são feitos quase como se os pintasse, começam a ser nuances e ao longo do livro os tons destes vão se tornando mais nítidos até que existe uma resolução. Um efeito incrível que nos prende à história. Ao longo do livro, vemos a evolução das personagens que vão amadurecendo pouco a pouco e envolvendo-nos. É incrível o número de referências que a autora faz a vários livros (que na edição que eu tenho está indicado) e a forma como conjuga com a história, mesmo que não tenhamos lido todos os livros, é de fácil compreensão e tão enriquecedor.

Considero que neste livro Amy tem um destaque especial e os relacionamentos confusos e os mal entendidos estão tão bem encaixados e bem feitos que quem só ver o filme tem muito a perder da história.

Sinto uma grande sintonia com esta história, não apenas porque me recorda da minha infância, mas também porque gosto muito da personagem de Jo e como escritora, também já senti muito do que ela descreve no livro. A história, a narração, as personagens e toda a mensagem da história é incrível e por isso é um livro cinco estrelas, claro. É um clássico e só por isso já devemos ler. Faz-nos rir e pensar nos nossos pequenos problemas diários. Uma história que nos faz sentir bem.

View all my reviews



Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários

  1. Como me gustó la reseña Marta, me encanta que un libro te haga reír y pensar. Lo dejo anotado. Gracias. Besos

    ResponderEliminar
  2. Muchas gracias! Espero que te guste el libro :) besos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada por teres lido esta publicação e por deixares o teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim! :)