Avançar para o conteúdo principal

Como Escrever um Diário Quando Não se Tem Tempo?


Quando pergunto às pessoas se escrevem um diário, umas dizem que não tem tempo, outras, que não se sentem seguras a escrever porque alguém pode ler. São duas razões muito válidas, a meu ver. Claro que nem todas as pessoas gostam ou querem escrever diários, se bem que acredito que lhes faria bem. No entanto, as pessoas devem escolher qual é a sua forma de cuidar de si. Estou a fazer este artigo para quem gostava de escrever, mas não consegue ter tempo no seu quotidiano para parar, pensar e depois colocar no papel o que está a incomodar a sua alma. Como escrevemos um diário quando não temos tempo?




Tempo e a escrita

Será preciso escrever todos os dias, sem falhar? Será que escrever um diário é uma obrigação, como lavar os dentes ou tratar das plantas? Apesar de haver dias em que realmente é preciso desabafar, existem outros que não, e, portanto, não é necessário escrever todos os dias. Podemos escolher uma tarde de domingo, uns quinze minutos enquanto estamos nos transportes (ou à espera deles) para escrever. Sim, podemos sentir que as pessoas que nos rodeiam podem ler, mas, na verdade, elas não estão muito interessadas naquilo que fazemos. Se não se sentir bem pode também ir para um canto sem ninguém para escrever. Agora, até temos as distâncias obrigatórias, ainda mais à vontade temos. Pode também ser uns cinco minutos de pausa do trabalho enquanto os colegas vão fumar ou comer qualquer coisa. Quem disse que para desabafar temos de escrever um grande texto?


Exemplo de um desabafo numa frase:

«Vi tantas falhas no mundo, que esqueci de ver as falhas que tenho em mim...»


Tão rápido de escrever como enviar mensagem a alguém. Só que apenas é um desabafo que escrevemos e assim, tão simplesmente estamos a escrever o nosso diário. Quantas vezes não desabafamos com os outros por mensagens? Porque podemos fazer com os outros e não no nosso diário?





Por vezes, também quando marcamos uma hora para escrever, olhamos para a página e não conseguimos escrever. Reservámos aquele momento especialmente para isto e logo, naquela altura, não surge nada para escrever! Quando isto acontece, o melhor é escolher algumas perguntas para começarem a responder e assim terão sempre algo para escrever. Sejam sinceros, pensem bem nas perguntas e respondam o mais descritivo possível, não basta « porque sinto-me mal», mas descrever a dor, sinto-me mal como, o que sinto? Como poderia colocar numa metáfora? Nestas alturas, lembro-me do filme A Menina que Roubava Livros em que uma pessoa que não conseguia ver pedia para ela descrever o céu para que conseguisse ver. Descrevam a vossa dor, frustração e raiva de forma que se consigam compreender e sentir os vossos sentimentos mais tarde.









Avaliar o humor do dia


Sem precisar de escrever muito, nem por muito tempo, pode fazer um registo diário do seu dia e do seu humor em poucos segundos. Psicólogos afirmam que ter uma avaliação diária do nosso humor pode ajudar no tratamento da depressão. Esta avaliação pode ser feita através de aplicações do seu telemóvel, mas também em pequenas frases escritas no seu diário ou aplicação de diário.



Exemplos:

«Que dia maravilhoso! Superei todos os desafios e ainda recebi uma boa notícia!»

«Que dia horrível! Parece que o mundo virou-se todo contra mim»


O melhor é avaliar o dia à noite, mas caso adormecer pode também fazer, no dia seguinte de manhã para o dia anterior. Depois de um mês, pode ver como têm sido os seus dias. Pode até fazer uma avaliação se tem estado feliz ou triste e o que está afetar a sua felicidade.



Outras formas de descrever os seus dias


Já, alguma vez, sentiram que uma frase pode descrever o que estão a sentir num dia ou durante uma certa altura da vossa vida? Uma imagem do sol se a pôr, uma pessoa especial, ou algo que tenham cativado os vossos corações? Também pode servir como registo no vosso diário. Apenas uma foto chega, mas se quiserem podem acrescentar uma pequena frase ou comentário. Rápido e simples e muito significativo. Como diz a frase: «uma imagem vale mil palavras».


Aliás, eu já falei sobre as várias formas de escrever um diário neste artigo.


Como veem existem formas muito simples de escrever um diário e fazer os nossos dias algo a relembrar. O tempo não é problema, porque, por exemplo, avaliar o nosso humor não leva mais do que alguns segundos. Assim, como não têm de ter problema com a privacidade porque apenas vão dizer qual o vosso humor, uma foto, ou uma frase

Espero que tenham gostado do artigo e contem-me se tem outras formas de escrever rapidamente o vosso diário.







Querem que eu escreva um artigo também sobre privacidade e como escrever um diário codificado?

Contem-me tudo nos comentários!
Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários

  1. Oi Marta,
    Acho que ter tempo é um exercício, temos que pensar no que faz bem para a gente e tentar incluir essa tarefa como prioridade no dia. Nem que seja uns 10 minutos de leitura, de escrita ou ver um episódio de uma série. É o mínimo para conseguir manter a sanidade, ainda mais nessa pandemia, né?
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alessandra! É verdade, mas nem sempre é fácil especialmente para quem não tem o hábito de fazer os cuidados a si próprio(a) em primeiro lugar. Eu só comecei a fazer isso depois de começar a escrever um diário regularmente. Mas é verdade, 10 minutos para cuidar de nós não é nada difícil e faz tão bem :) Obrigada. Beijos :)

      Eliminar
  2. Oi Marta!

    Eu só sobrevivi à adolescência pelo habito de escrever diários, tinha cadernos e cadernos com os meus sentimentos. Mas hoje em dia já perdi o hábito, mas tenho vontade de voltar principalmente por sofrer com ansiedade e depressão.

    Adorei as dicas e isso até me animou pra pensar em como voltar a escrever sobre mim mesma.

    Boas leituras,
    Apesar do Caos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ter animado e inspirado a escrever, Karen. Espero que ajude como me tem ajudado a mim :) Boas leituras. Beijos :)

      Eliminar
  3. Olá!Gostei muito de ler o artigo. Eu escrevi muitos diários durante a adolescência depois não foi mais necessário:serviu imenso para exorcizar todos os problemas que atravessei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Fico muito feliz por ter gostado do artigo. Realmente, escrever o diário ajuda muito quando estamos a atravessar problemas. O bom é que podemos escrever apenas quando é necessário ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada por teres lido esta publicação e por deixares o teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim! :)