Avançar para o conteúdo principal

5 Dicas para Encontrar Ideias para Escrever

Geralmente, não tenho muita dificuldade em escrever sobre um tema, a não ser que esteja num dia de bloqueio criativo, o mais difícil é escolher o tema. No entanto, para escrever histórias é fácil ter ideias de livros sem fim. Quando escrevi a minha reflexão sobre ser escritora, houve leitores que me perguntaram como ter ideias para escrever um livro e pensei que fosse uma boa ideia para refletir e ajudar-te. 


Primeiro antes de indicar como arranjar ideias, tenho que dar algumas indicações: abre a tua mente para todas as possibilidades e anota todas as ideias que surjam. Mesmo que não tenham fim ou sentido ou não sejam mais que uma frase na vossa mente. Anota tudo num bloco ou num aplicação no telemóvel e passa tudo para o teu computador. Uma vez sonhei com uma história sobre samurais que gostaria de ter escrito, mas anotei num bloco e perdi-o. Nunca mais me lembrei da história.

As cinco dicas para ter ideias para escrever são:

  1. Lembra-te dos teus sonhos. Parece estranho, mas muitas vezes sonhamos com histórias muito emocionantes! Mesmo que se lembrem apenas fragmentos dos vossos sonhos apontem-nos e tentem fazer sentido com eles e, assim, pode surgir a vossa história.

  2. Olha para os livros que costumas ler e vê qual ou quais os géneros que mais se repetem. Podes fazer uma lista de todos os livros (existem muitos leitores que o fazem) e ver qual é o teu género favorito. Depois pensa qual é a história desse género que adorarias ler, mas que nunca leste. Uma história que seria a tua preferida. Pensa só o princípio, meio e fim, uma ideia geral antes de começar a escrever. 
  3.  Procura livros, filmes ou séries que te inspirem. A maioria das minhas ideias chegam até mim depois de ler um livro ou ver um filme. Sei que há certos filmes e livros que me inspiram mais do que outros. Esta dica pode parecer igual à indicação anterior, mas não é. O objetivo não é criares a história que gostavas de ler, mas sim, ver histórias ou filmes que te inspirem a escrever algo. Por exemplo: eu escrevo romances, mas ao ver certos documentários, fico inspirada. Se ainda não sabem o que vos inspira, experimentem ver e ler vários estilos diferentes e descubram o que vos dá novas ideias.

  4.  Segue os teus interesses. O que mais gostas de fazer? O que gostas mais de pesquisar na Internet? Eu sei que gosto muito de desenvolvimento pessoal, psicologia, viagens e ambiente. Nem sempre coloco as informações que pesquiso nos meus textos, mas mesmo sem querer acabam por ser temas para as minhas histórias. Quando nos preenchemos de informações e ideias sobre um tema, não é difícil inventar histórias sobre as mesmas.
  5.  Vê o que existe a teu redor. Vai passear no parque ou a um café, vejam as pessoas que estão desses locais, ouçam as suas conversas e imaginem porquê elas estão a ter aquela conversa. Se andas de transportes públicos, como eu, observa as pessoas que partilham o transporte contigo. Repara como se vestem, como falam e o que fazem. Acredita vais tirar ideias maravilhosas dessa experiência.


Não precisas de saber tudo da história para começares a escrever. Precisas é de anotar e pensar sobre ela. Quando decidires qual é a ideia que queres seguir é importante saber como será o princípio, meio e fim. De seguida, aconselho a escrever uma página, ou em poucas páginas, um plano geral do livro. Como uma short-story, para começar. Depois começa por indicar o que irás escrever em que cada capítulo. A partir daí vai ser muito mais simples escrever o teu livro e realizar o teu sonho.


Agora é só começar a escrever.




Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários