Avançar para o conteúdo principal

Opinião sobre o livro "Tu Consegues!" de Joana Areias


Este livro não é ficção, bem sei, mas como a Escrita Lusófona mudou para um âmbito de opinião sobre livros, não posso deixar de recomendar este.

Posso dizer que este livro mudou a minha perspetiva de vida. É um livro fácil e rápido de ler que tem como objetivo ajudar-nos a encontrar a nossa missão de vida, ou se preferirem, o que realmente queremos e gostamos de fazer. E o mais importante: o porquê queremos trabalhar nisso. Ajuda-nos através de exercícios simples, mas profundos.

Geralmente, pensamos que o que devemos fazer tem a ver com um talento que nascemos e somos naturalmente bons a fazê-lo. Julgo que ficamos eternamente à espera de descobrir essa missão fantasticamente fácil para nós. Será que mesmo sendo bons ao fazer algo, isso torna-se aquilo que nos satisfaz e deixa feliz?

Por todas essas dúvidas, a autora não depende de talentos, questiona sobre o que queremos fazer e o porquê de forma a que as respostas possam vir do nosso coração e não da nossa mente cheia de obrigações e deveres. As respostas já estão dentro de nós. A partir daí, ajuda-nos a seguir em frente através da nossa própria e genuína motivação para treinar as competências necessárias para ser possível realizar essa tarefa/trabalho. Aquilo que realmente queremos fazer.

A única parte que pode ser mais confusa é na parte de planear e estruturar o seu emprego de sonho ou como efetivamente consegui-lo. A autora dá exercícios e métodos para conseguir, mas tem de abranger todas as hipóteses e pode ser complicado saber como aplicar ao seu caso. No entanto, pode pedir aconselhamento ou até mesmo uma sessão de coaching no sítio da autora. Acho muitas vezes nem é preciso, acabamos descobrir por nós mesmos como queremos fazer o caminho para lá chegar.

Posso dizer que foi o livro do ano 2017 para mim.


Recomendo!

Marta Sousa


Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários