Avançar para o conteúdo principal

Charneca em Flor de Florbela Espanca

Confesso que queria ler um livro de Florbela Espanca já faz muito tempo e a oportunidade surgiu quando quis experimentar fazer parte de um clube de leitura.  A proposta era um livro português e aproveitei para ler um livro desta autora. Foi a minha primeira vez a participar e gostei bastante, apesar de não saber se vou conseguir continuar. Qual é a tua experiência com clubes de leitura? Conta-me tudo nos comentários. 


Sinopse (da Wook):

«No imaginário feminino português, Charneca em Flor, celebra um ultrapassamento literário: ruptura com o estereótipo de mulher imposto pelo patriarcado. a partir daqui a dor e as Saudades (dotes de mulher) são já um fantasma que ela vê passar pelas vielas de Évora, na figura evanescente da Menina e Moça que fora. Revisitando agora a sua origem alentejana, a nossa investida Sóror Alcoforado (antiga Dama de Bernadim e mística Dona Garcia de Resende) despe a mortalha e abandona a clausura para, em comunhão telúrica, abrir-se em flor - impulso que, desejo erótico, é também paixão de morte. Todavia, dentro desse paradoxo, Florbela se experimenta (em voo livre do regional para o nacional) avatar feminino de Camões. e deste modo mergulha em definitivo na fonte do soneto - forma fixa que passara a vida a ajustar a fim de torná-la mais condizente ao seu género. Afinal, no seu espírito poético, o soneto não lembra a cela, da qual toda a mulher se quer evadir?!»

Maria Lúcia dal Farra



Podes comprar este livro neste link da Wook, e ajudar o blogue sem custo adicional para ti, ou podes encontrá-lo aqui, de forma legal e gratuita.


Opinião 

Avaliação ★★★★★


Para mim, é sempre difícil falar a minha opinião sobre poesia. Primeiro, confesso que tenho os conhecimentos básicos sobre poesia ensinados na escola e mesmo esses não me lembro assim tão bem. Mesmo que lembrasse, para mim, a poesia tem de ser sentida, por quem escreve e por quem lê.  A primeira parte é fácil, a segunda, já não é tanto. Na poesia, assim como em todos os livros, as opiniões variam e é isso que torna tudo mais interessante, não é? No entanto, Florbela Espanca é conhecida como uma grande poetiza por alguma razão, não é?

Charneca-em-Flor-Florbela-Espanca
Imagem produzida em Canva.com com printscreen da capa do livro



Este livro é famoso por ter o poema que inspirou a música dos Trovante, ainda me arrepio a ouvi-la, vou deixar no blogue para quem quiser recordar. Como o título bem indica, este livro é como fosse a primavera. Sempre a utilizar elementos da natureza nos seus poemas como o sol, chuva, flor a desabrochar, a desfolhar entre outras para descrever amores, desamores, relações impossíveis ou proibidas e sensualidade. Além de não se deixar prender pelas ideias da altura sobre como as mulheres deveriam ser, tem poemas com temas que nos tocam a todos como as dúvidas de saber-se quem se é e o que existe para além da vida. Sentimos como se entrássemos na floresta encantada das emoções da autora.


Lê-se muito rapidamente talvez num dia ou dois dependendo do tempo livre. Recomendo.







Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários

  1. Tenho vários livros de Florbela Espanca. Um deles é: Florbela Espanca - Sonetos.
    Gosto de ouvir o Luís Represas nesta canção
    .
    Feliz fim-de-semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho esse livro para ler mais tarde :) É linda a música :)
      Boa semana!

      Eliminar
  2. Oi Marta, tudo bom?
    Eu sou a maior negação para poemas, rs.
    Não conheço nada e não consigo focar tanto na leitura deles, infelizmente.
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alessandra;
      Eu gosto, mas também não dos livros que leia mais ;) Obrigada :)
      Beijos

      Eliminar
    2. Olá Alessandra;
      Eu gosto, mas também não dos livros que leia mais ;) Obrigada :)
      Beijos

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Que maravilha, Cidália, nunca pensei muito nisso, mas também é capaz de ser a minha :)
      Beijos e boa semana

      Eliminar
  4. Gracias por la reseña. Me lo llevo anotado. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, Marta
    Postagem interessante, não conhecia Florbela, obrigada por compartilhar, bjs querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lucinalva;
      Fico feliz por dar a conhecer, escreve poemas lindos :)
      Obrigada!

      Eliminar
  6. Poemas e poesias gosto de ler na internet, tem bastante material, pois no livro acho meio cansativo, a não ser que fosse intercalando com outra leitura, até vou procurar aqui os livros dela que aprecio muito. Beijos, valeu a dica ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Jeanne, encontram-se muitos dela pela Internet portanto há sempre muitas formas de ler os poemas desta autora. Espero que goste caso experimente ler o livro algum dia ;)
      Obrigada. Beijos

      Eliminar
  7. Oi, Marta!
    Mesmo que eu não seja poeta, a poesia toca a minha alma de maneira bem forte, pois meu pai não lia livros de histórias infantis para mim, ele gostava de ler poesia, quando não tocava algum instrumento musical. A poesia também é sonora e assim como a música, poesia boa é aquela que toca a nossa alma :) Florbela é assim!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luma!
      É verdade, esqueci-me de falar nesse aspeto. Isso é sem dúvida um dos muitos aspetos que fazem a poesia linda de se ler e ouvir. Deve ser maravilhoso ouvir poesia desde a infância <3 :)
      Obrigada. Beijos

      Eliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada por teres lido esta publicação e por deixares o teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim! :)