Confesso que queria ler um livro de Florbela Espanca já faz muito tempo e a oportunidade surgiu quando quis experimentar fazer parte de um clube de leitura. A proposta era um livro português e aproveitei para ler um livro desta autora. Foi a minha primeira vez a participar e gostei bastante, apesar de não saber se vou conseguir continuar. Qual é a tua experiência com clubes de leitura? Conta-me tudo nos comentários.
Sinopse (da Wook):
«No imaginário feminino português, Charneca em Flor, celebra um ultrapassamento literário: ruptura com o estereótipo de mulher imposto pelo patriarcado. a partir daqui a dor e as Saudades (dotes de mulher) são já um fantasma que ela vê passar pelas vielas de Évora, na figura evanescente da Menina e Moça que fora. Revisitando agora a sua origem alentejana, a nossa investida Sóror Alcoforado (antiga Dama de Bernadim e mística Dona Garcia de Resende) despe a mortalha e abandona a clausura para, em comunhão telúrica, abrir-se em flor - impulso que, desejo erótico, é também paixão de morte. Todavia, dentro desse paradoxo, Florbela se experimenta (em voo livre do regional para o nacional) avatar feminino de Camões. e deste modo mergulha em definitivo na fonte do soneto - forma fixa que passara a vida a ajustar a fim de torná-la mais condizente ao seu género. Afinal, no seu espírito poético, o soneto não lembra a cela, da qual toda a mulher se quer evadir?!»
Maria Lúcia dal Farra
Podes comprar este livro neste link da Wook, e ajudar o blogue sem custo adicional para ti, ou podes encontrá-lo aqui, de forma legal e gratuita.
Opinião
Avaliação ★★★★★
![]() |
Imagem produzida em Canva.com com printscreen da capa do livro |
Tenho vários livros de Florbela Espanca. Um deles é: Florbela Espanca - Sonetos.
ResponderEliminarGosto de ouvir o Luís Represas nesta canção
.
Feliz fim-de-semana.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Também tenho esse livro para ler mais tarde :) É linda a música :)
EliminarBoa semana!
Oi Marta, tudo bom?
ResponderEliminarEu sou a maior negação para poemas, rs.
Não conheço nada e não consigo focar tanto na leitura deles, infelizmente.
beeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Olá Alessandra;
EliminarEu gosto, mas também não dos livros que leia mais ;) Obrigada :)
Beijos
Olá Alessandra;
EliminarEu gosto, mas também não dos livros que leia mais ;) Obrigada :)
Beijos
A minha Poetisa preferida!
ResponderEliminar-
Deixo-me levar pelos segredos do mar
Beijos, bom fim de semana.
Que maravilha, Cidália, nunca pensei muito nisso, mas também é capaz de ser a minha :)
EliminarBeijos e boa semana
Gracias por la reseña. Me lo llevo anotado. Te mando un beso.
ResponderEliminarMuchas gracias J.P.. Besos
EliminarBom dia, Marta
ResponderEliminarPostagem interessante, não conhecia Florbela, obrigada por compartilhar, bjs querida.
Olá Lucinalva;
EliminarFico feliz por dar a conhecer, escreve poemas lindos :)
Obrigada!
Poemas e poesias gosto de ler na internet, tem bastante material, pois no livro acho meio cansativo, a não ser que fosse intercalando com outra leitura, até vou procurar aqui os livros dela que aprecio muito. Beijos, valeu a dica ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/
ResponderEliminarSim, Jeanne, encontram-se muitos dela pela Internet portanto há sempre muitas formas de ler os poemas desta autora. Espero que goste caso experimente ler o livro algum dia ;)
EliminarObrigada. Beijos
Oi, Marta!
ResponderEliminarMesmo que eu não seja poeta, a poesia toca a minha alma de maneira bem forte, pois meu pai não lia livros de histórias infantis para mim, ele gostava de ler poesia, quando não tocava algum instrumento musical. A poesia também é sonora e assim como a música, poesia boa é aquela que toca a nossa alma :) Florbela é assim!!
Beijus,
Olá Luma!
EliminarÉ verdade, esqueci-me de falar nesse aspeto. Isso é sem dúvida um dos muitos aspetos que fazem a poesia linda de se ler e ouvir. Deve ser maravilhoso ouvir poesia desde a infância <3 :)
Obrigada. Beijos