Avançar para o conteúdo principal

Como Ter mais Tempo para Ler?


Confesso que escrevi este artigo porque também gostava de ter mais tempo para ler.

Quando ia de transportes para o trabalho, lia muito enquanto esperava ou mesmo nos transportes, mas ultimamente não saio tanto de casa e, por isso, compreendi que lia mais quando estava na rua do que em casa. Por isso, resolvi pesquisar e responder à minha própria pergunta e partilhar com quem também gostava de ter mais tempo para ler. No fundo, tudo se resume a uma questão de organizar melhor o nosso tempo.


As dicas são muitas, mas eu vou partilhar a minha experiência nalgumas ideias que encontrei, em vez de colocar todas as dicas que encontrei. Para mim o melhor é mesmo os conselhos de quem lê por isso as opiniões e comentários e dicas de leitores deste blog foi em que mais me baseei. Vou focar-me mais nos conselhos para ler em casa porque para mim já é hábito ler nos transportes e fora de casa. Antes levava sempre um livro comigo, mas agora com as aplicações no telemóvel, nem preciso, leio mesmo através do telemóvel. Se não têm nem o Kobo ou Kindle no vosso telemóvel, experimentem o Wattpad que deixa que guardemos dois livros para ler offline. Sim, eu adoro o Wattpad, mesmo que haja muitos escritores que dão alguns erros lá também existem muitos livros que merecem ser lidos e é uma forma de conhecer novos escritores e dos apoiar gratuitamente. Experimentem! ;)





Agendar uma hora para ler

O primeiro conselho que escolhi experimentar foi o de agendar uma hora para ler. Sim, como fosse mais uma tarefa do dia. Não importa as horas desde que seja uma altura em que não se vá ser interrompido por ninguém. Penso que esta dica é boa para pessoas que estão habituadas a seguir horários rigidamente. Para mim, em vez de marcar uma hora o melhor é colocar na minha agenda para ler uma hora por dia. Assim pode ser qualquer hora, até mesmo antes de ir dormir, em vez de ser uma hora marcada em que posso estar ainda a terminar alguma tarefa ou não poder ler naquele momento. É o que dá mais certo para mim, se bem que nos dias mais ocupados tenho um pouco a tendência deixar a leitura para outro dia. No entanto, de uma forma geral, consegui ler mais quando reservei um tempo para ler. Existem pessoas que acordam mais cedo para ler ou que desligam a televisão uma hora mais cedo, só para ler, antes de dormir. Penso que tudo vale a pena testar, apesar de não conseguir acordar mais cedo só para ler. No entanto, já o fiz antes de ir dormir e conseguir ler bastante bem.






Estabelecer metas de leitura


Esta é a dica que mais deu certo para mim. Em vez de marcar uma hora ou deixar uma hora do dia só para ler, vamos marcar uma quantidade de páginas a ler por dia. Podemos começar por poucas páginas como cinco páginas e depois aumentar conforme o nosso tempo e vontade. Apesar de não ler tudo de seguida, quando fiz o teste, acabei por ler mais páginas do que a minha meta o que é excelente. Como já disse para mim, é o melhor método até agora. Desta forma, posso aproveitar mais os momentos do dia, quando tenho uns minutos livres ou quando espero alguma coisa, para ler.



Seguir blogues e grupos de leitura

Ter pessoas com quem falar sobre livros motiva tanto a ler! Faz-nos aquela vontade de ler todos os livros que temos (e os que não temos). É uma ótima motivação para ler mais e para arranjar estratégias para ter tempo para ler. Principalmente, se temos opinião de outras pessoas sobre os livros que estamos a ler ou se estão a ler o mesmo que nós. Se não conhecem muitas pessoas que gostem de ler, sigam blogues, booktubers, e grupos de leituras (existem muitos no Facebook). Existem grupos muito dinâmicos, até mesmo com reuniões online entre leitores para falar sobre livros, e em que temos muitas pessoas para falar sobre livros. Aproveitei para participar o projeto A ler... Celebramos  o dia de...  e por isso vou ter mais livros para ler e umas surpresas no final deste mês ;) 




Aproveitar todos os momentos

Se é difícil reservar uma hora para ler, o melhor é aproveitar todos os momentos, tal como fazia nos transportes, sempre que tenho de esperar por alguma coisa, pego no meu livro ou no meu telemóvel e começo a ler. Sim, mesmo que seja o pão a fazer no forno ou o jantar a fazer podemos pegar no nosso livro e ler. Fiz isto para cumprir as minhas metas de leitura e deu certo. Foram duas dicas numa! ;)


Fazer um ritual de leitura

Ter uma chávena de chá ou café e sentar-se num canto da casa só com o nosso livro e uma música instrumental ou clássica, como um ritual é o que algumas pessoas gostam de fazer. Realmente faz-nos sentir muito bem, mas eu sou mais simples e consigo desfrutar a leitura mesmo sem a parte especial do ritual. Todavia, confesso que fazer como fosse um ritual torna tudo mais especial.






Estas foram as formas que testei para ler mais em casa. Apliquei estes métodos nos livros que estou a ler para o desafio literário este ano, já estou avançada, mas vamos ver se o consigo terminar.


O que vocês fazem para ter mais tempo para ler? Têm alguma dica secreta que eu não mencionei? Gostava mesmo de saber ;)


Sites pesquisados:

Taglivros

Fnac

Economias

Fernanda La Salye




Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários

  1. Olá, Marta
    é um artigo muito interessante. Eu adoro ler e nem sempre é fácil conseguir tempo. Sempre que sei que vou ficar à espera muito tempo, levo sempre o livro comigo. Também vou um pouco mais cedo para a cama para ler um bocadinho. Nem sempre consigo porque o sono vence, mas tenho esse hábito ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Irene, bem-vinda ao blogue :)
      São boas práticas, eu também costumo ter sempre um livro comigo (nem que seja no telemóvel ;)). É muito bom ler antes de dormir, existem estudos que os ler ajuda a relaxar :) Eu gostei da ideia de ter uma meta por dia de páginas por ler, se gostar da ideia pode experimentar ;) Beijinhos

      Eliminar
    2. Sim, ter uma meta por dia do número de páginas por ler parece-me uma boa ideia. Se bem que eu normalmente não consigo ficar a meio de um capítulo. Se calhar faz mais sentido colocar a meta por capítulos ��

      Eliminar
    3. É muito boa ideia, existem muitas pessoas que fazem as metas de leituras por capítulos :) Força :) Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada por teres lido esta publicação e por deixares o teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim! :)