Todos os escritores têm receio da opinião alheia sobre os seus livros. Mesmo que para nós o nosso livro seja o mais maravilhoso que já existiu, para os outros pode não ser bem assim. Até os livros mais vendidos e conhecidos de todos os tempos como as séries do Harry Potter, O Senhor dos Anéis e Crepúsculo tiveram críticas negativas mais cedo ou mais tarde. Como o nosso livro que é tão pouco conhecido comparativamente não terá alguém que aponte nem que seja um pequeno defeito? É muito natural, no entanto, difícil de engolir. O nosso bebé foi insultado. Temos vontade de responder, de resmungar, de virar as costas e fugir. Estou a falar no ponto de vista de escritor, mas isto pode ser aplicado a qualquer trabalho.
Atenção à hipersensibilidade
Quando temos receio de críticas acabamos por reagir demasiado e pensar demais até nos comentários inofensivos. Parece que estamos à espera que nos critiquem e isso nunca dá certo. Se estás com medo ou até mesmo não acreditas que alguém possa escrever ou dizer algo positivo sobre o teu livro, não conseguirás aceitar nenhuma crítica positiva sem torná-la numa crítica. As críticas negativas então, vão te fazer ficar deprimido(a). Acredita que o teu livro é bom e tem valor incondicionalmente, tenta levar os comentários, todos sem exceção, como comentários bem intencionados e como elogio, e não com uma crítica por trás das palavras. Se não o fizeres, nunca vais conseguir aceitar bem um elogio, e quem não aceita bem elogios, muito menos aceita bem críticas.
A importância dos comentários negativos
É bom não esquecer que existem haters que apenas dizem algo negativo por dizer. Podemos identificar facilmente estes comentários ao reparar que a pessoa leu apenas uma ou duas linhas ou nem leu o texto e fez uma crítica sem fundamento. Ao ler de forma atenta os comentários podes facilmente reparar se a pessoa que comenta realmente leu o texto ou livro e se expõe informações úteis que se quiseres podes utilizar. Vou dar alguns exemplos do que acabei de referir: um hater diz «horrível», nota-se logo que não leu apenas comentou porque sim. A pessoa que leu realmente a história pode comentar algo como: «não gostei porque detestei o personagem principal», ela leu e se identificou tanto na história que já gosta ou odeia personagens, o que é ótimo, apesar de no início parecer uma crítica é na verdade algo bom, a história prendeu o leitor. Isto parece óbvio, mas é importante dar valor a quem lê e diz algo que pode ajudar a tornar o livro melhor e ignorar pessoas que fazem comentários negativos sem razão.
Não existem livros sem comentários negativos, a não ser talvez, aqueles que não são lidos por ninguém por falta de serem conhecidos. Por exemplo a série do Harry Potter, a escritora enviou para várias editoras que não gostaram do livro, e hoje em dia quantas pessoas adoram, escrevem fanfics e são fãs de toda a história, livros, filmes e afins? São muito mais do que as pessoas que não gostam e isso é o que conta.
Além disso, um livro que não tem uma crítica ou uma avaliação menos boa é um livro que parece falso e que as suas avaliações parecem falsas também. Se houvesse um livro no Goodreads ou noutro local onde vês as avaliações de livros com todas as pessoas a darem a classificação máxima, era estranho, não é?
Lembra-te que mesmo que seja um livro fortemente criticado, podes sempre voltar a reescrever e fazer um melhor. Existem escritores que trabalharam numa mesma história ao publicar vários livros semelhantes, com o objetivo de melhorar até conseguirem escrever uma grande obra. Se eles podem tu também podes. Pensa que até Saramago, um grande escritor português, o primeiro livro que escreveu foi um fracasso e ele mesmo o rejeitou. Sempre há espaço para melhorar no próximo livro.
Quadro de elogios
Se fores um escritor que recebe muitos comentários, se por exemplo, escreveres para o Wattpad, podes fazer uma lista ou juntar todos os comentários positivos sobre o teu livro. É muito importante que mesmo não tenhas comentários negativos que faças um pequeno quadro de elogios. O quadro de elogios é ótimo para quando te sentes desanimado na tua escrita ou deprimido devido a uma crítica. Para fazer um quadro de elogios é muito fácil basta juntares todos os comentários que gostaste num quadro (que pode ser virtual) e vê-lo sempre que precisares.
Outro aspeto que podes lembrar e até escrever para ler quando tens uma crítica que te afeta é pensar em todas as horas que trabalhaste nesse livro. Escrever um livro não é uma tarefa fácil e rápida, só quem passa todo o processo é que sabe como é exigente em termos de tempo e de criatividade. Todo esse tempo e dedicação que esse livro te exigiu torna-o muito importante para ti e apenas por teres conseguido concluir o teu livro já é importante, afinal quantas pessoas escrevem mas não conseguem concluir os seus livros? Só o teres terminado já é um grande feito.
Espero que estas dicas tenham ajudado a lidares com comentários negativos e a desligares um pouco das avaliações alheias e focares naquilo que realmente gostas. Continua a escrever :)
Muito obrigada pelo incentivo. Suas palavras sempre caem como um bálsamo. Seu blog é muito interessante, parabéns Marta👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
ResponderEliminarFico muito feliz por isso :) Muito obrigada :)
EliminarBeijos!