Avançar para o conteúdo principal

TAG: Problemas de Leitor


Eu sei que disse que ia fazer uma tag uma vez por mês e depois acabei por não o fazer. Espero que me perdoes, mas nem sempre encontro tags que gosto e, outras vezes, acabo por ter o mês todo preenchido e não fazer o prometido. Acabou por ser como as dietas que começam sempre na próxima segunda-feira... Portanto, não vou mais prometer, apenas fiquem atentos às tags que podem aparecer aqui no blogue. Eu vi esta tag na Estante da Ale e como ela disse que podemos responder à vontade acabei por o fazer a todas as perguntas e por partilhar aqui com vocês. Obrigada Alessandra pela partilha da tag! 


Como o blogue Estante da Ale está em português do Brasil eu adaptei algumas partes da tag para português de Portugal. Agora vamos às respostas! 





1. Tem 20 mil livros para ler. Como decidir qual vai ser o primeiro a ler?

Quando tenho muitos livros para ler vou sempre pelo género de livro que me apetece ler naquele momento. Se não souber bem qual o género de livro leio uma opinião antes de começar a ler ou leio um livro de autor conhecido. 


2. Está no meio de um livro, mas não está a gostar. O que faz? Para ou continua?

 Quando começo a ler tento sempre terminar. Se não estou a gostar muito, começo a ler outros livros para intercalar leituras. Se não terminar o livro é porque não o suporto mesmo. 


3. Quando o fim do ano está a chegar, sente que está quase a conseguir, mas ainda falta bastante para terminar a sua meta de leitura. O que pretende fazer e como?

Eu não ligo muito a desafios ou a metas, mas gosto de completar a minha meta do Goodreads. Por isso, começo a ler livros mais pequenos que tenha para ler e dedicar um pouco mais tempo à leitura, mas se não terminar, não há problema. 


4. As capas de uma série que gosta são horríveis! Como lida com isso?

 Já li muitos livros assim. As capas podem influenciar-me a não comprar um livro se não souber nada sobre o livro ou o autor. No entanto, se tiver lido alguma opinião ou conhecer o autor e saber que gosto, compro e não me afetam em nada.


5. Todas as pessoas, incluindo a sua mãe, gostam de livros que não gosta. Como compartilha esses sentimentos?

A maioria das pessoas que conheço não gostam de ler e quando gostam, não leem o mesmo que eu. Geralmente, apenas dizemos o que gostamos ou não. Muitas vezes, aquilo que a outra pessoa não gosta é mesmo aquilo que nos fascina num livro. Por isso, gosto de saber as opiniões dos outros, apesar de poder dizer que não gosto do livro e porquê. Até porque eu gosto de livros bem estranhos e estou sempre a ler livros que já ninguém lê ou que todas as pessoas já leram. (risos)


6. Está a ler um livro e está prestes a começar a chorar em público. O que faz?

Paro de ler. Deixo para quando estiver no meu quarto sozinha e poder chorar à vontade. No entanto, confesso que a história vai ficar comigo durante todo o dia. 


7. A sequela do livro que gosta acabou de sair, mas esqueceu-se de parte da história anterior. O que faz? Lê o livro anterior novamente? Pula para a sequela? Lê a sinopse ou resenha? Chora de frustração?!

Geralmente leio a sinopse. Ao ler a sinopse sou capaz de lembrar-me da história com facilidade. Se isso não acontecer é porque já li mesmo há muito tempo. Nesse caso volto a ler os livros anteriores. 


8. Não quer que ninguém, NINGUÉM, pegue os seus livros emprestados. Como diz educadamente NÃO às pessoas quando elas perguntam?

Apesar de já ter sofrido com empréstimos de livros, eu acredito que tudo é energia e o que não precisamos mais pode seguir o seu rumo enquanto o que precisamos vem ter sempre connosco. Por isso, quando gostei de um livro, mas sinto que não vou ler mais tão cedo, empresto. Se quiser ler de novo, peço a quem emprestei e se não me devolverem e eu puder comprar, não me importo de apoiar o autor e comprar de novo. Quando gosto muito de um livro, digo mesmo que é um livros que adoro e que não sei se vou querer ler nos próximos tempos, o que é verdade porque gosto de folhear os livros que adoro e ver se alguma frase me prende, posso fazer isso todos os dias ou apenas às vezes. Sempre bom e engraçado ver qual a frase que nos prende. 


9. Défice de atenção. Não conseguiu ler os livros que queria no último mês. O que faz para voltar a ler mais?

Geralmente, não me preocupo muito com isso. Sou bem descontraída com as minhas leituras. Posso reservar um tempo ou marcar um número de páginas para ler por dia, mas geralmente apenas leio como normalmente. É melhor ler apenas por lazer. 


10. Foram lançados muitos livros novos que está cheia de vontade de ler! Quantos compra na realidade?

Se puder? Todos! (risos) No entanto, nem sempre é possível, não é? A maioria das vezes, escolho apenas os meus preferidos ou os que têm boas opiniões nos blogues que costumo acompanhar.


11. Depois de ter comprado os novos livros que tanto queria, quanto tempo eles ficam na sua prateleira antes de realmente ler?

Geralmente, apenas até ao final dos livros que estou a ler antes de os comprar, assim que os termino vou logo ler. No entanto, só comecei a ser assim recentemente. Antes podiam esperar meses ou anos até ser lidos. Também depende do número de livros que comprar...






Espero que tenhas gostado e fica à vontade também para responder e dizeres o que pensas desta tag nos comentários.


Boas leituras!

MS


Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários

  1. Oi Marta,

    Essa tag deu para te conhecer melhor.
    Eu também prefiro manter minhas leituras um pouco mais soltas, no meu caso é para evitar ansiedade.

    Boas leituras,
    Apesar do Caos (blog)   | Skoob   |  Twitter
    Karen Gabrieli

    ResponderEliminar
  2. Olá Karen! :)
    Obrigada pela visita. Fico feliz por isso :) Nunca pensei nisso, mas realmente ter uma meta obrigatória faz-nos ter pressa nas leituras, não é? Eu gosto mais de ler devagar, sem pressas.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Oie ! Que legal essa tag, eu ainda não a conhecia.
    Achei divertido te conhecer melhor.
    Para mim, a pior coisa é começar a ler um livro e não gostar, e aí a gente fica forçando a ler, e nunca acaba, é terrível !

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderEliminar
  4. Olá Júlia!
    Bem-vinda ao blog :) Fico feliz por ter gostado :) Sim, é mesmo quando não gosto muito de um livro tenho essa sensação por vezes. No entanto, se não ler até ao fim também me sinto mal. Penso sempre: poderia ficar melhor ou podia ter uma boa mensagem...
    Obrigada e boas leituras :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada por teres lido esta publicação e por deixares o teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim! :)