Avançar para o conteúdo principal

Ama ou Odeia os Livros, mas Não os Ignores

 

Uma das coisas que mais gosto e me fascina na leitura é que os livros nos transformam. Mesmo aqueles que não gostamos, contam algo sobre nós. Portanto, quando lemos nunca é tempo perdido porque cada livro traz à tona algo de nós. Não apenas pela mensagem do livro, ou até mesmo a história, mas também da forma que interpretamos a história. Sim, porque todos fazemos interpretações únicas das histórias que vemos, lemos e ouvimos. Acredito até que mesmo que se tivermos a mesma interpretação há sempre um aspeto específico no livro que nos toca ou nos revolta. Este aspeto é diferente de pessoa para pessoa.


A primeira vez que ouvi falar que o livro que nos revolta também é um bom livro foi na faculdade numa aula sobre clássicos. Na altura, não pensei muito nisso e se era verdade ou não. Agora, penso que sim. Um livro que nos revolta é um livro que nos faz sentir algo. Só, por isso, é um bom livro. O pior que pode acontecer a um livro é ser ignorado. É ser igual aos outros. É o leitor indiferente. A revolta também nos mostra temas, atitudes e condições de vida que nos revoltam. Ler um livro sobre a escravatura é um livro que me revolta e eu não gosto de ler. É um livro que não presta por isso? Não, até pelo contrário. É um livro necessário. É um livro que mostra uma realidade que me repulsa. Como a sociedade pode ser assim? Como ainda hoje pode continuar a haver algo como o tráfico humano? A minha alma revolta-se com a ideia.


Por isso, os livros sejam bons ou maus para quem lê trazem sempre novas realidades e pontos de vista e também trazem à tona aspetos sobre nós ou sobre o mundo que podemos não saber. Todos os livros valem a pena ler. Mesmo o pior livro que já lemos, aquele que nos revolta que nos chateia por considerarmos o ponto de vista do narrador/personagem/autor errado. Mesmo aquele que pensamos que está mal escrito, pode-nos mostrar o que falha nele para fazermos melhor. Por isso, até mesmo as histórias de ficção trazem-nos algum tipo de conhecimento. Só mais uma razão para ler e não ignorar os livros. Eles estão à tua espera.




Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários