Não sei se é apenas a minha experiência, mas sempre que procuro num motor de pesquisa em português apenas aparece diários para adolescentes, de preferência, do género feminino. Estes diários são cheios de cores e imagens de flores e outras coisas bonitas. São lindos, mas gosto tanto desses diários que considero difícil escrevê-los e estragar a sua beleza. Se não gostar deles de certeza que não irei comprar. No entanto, será mesmo preciso um caderno especial para escrever um diário? Existem tantos cadernos e blocos absolutamente normais e qualquer pessoa pode usar, seja homem ou mulher.
Será que é apenas para adolescentes?
Por acaso, comecei a escrever na adolescência, mas escrevia tudo menos diários. Escrevia poemas na maioria, histórias, desabafos, mas a minha história, o que se tinha passado no meu dia? Não, por dias ou semanas nem sequer escrevia o que sentia. Por isso, não acredito que escrever diários seja apenas para adolescentes.
Sejas adolescente ou não, gostes de escrever ou não, podes ter um diário. Existem vários estudos médicos sobre a depressão que é conhecida por ser doença do século. Os estudos indicam que existem três hábitos que curam naturalmente a depressão: uma alimentação rica em frutos e vitaminas, exercício físico e manter-se atento ao humor e sentimentos.
A maioria das pessoas sente-se apenas cansada e desanimada com a sua vida. As pessoas sentem que falta algo ou que esperavam que a sua vida fosse algo mais do que estão a viver. Sentem-se até desiludidas consigo mesmas por não fazerem mais na sua vida. Estão à procura do seu sentido de vida. Eu consigo compreender perfeitamente. Todos tivemos uma experiência deste género na nossa vida, pelo menos uma vez. Quando nos sentimos assim o que nos faz falta é a ligação connosco mesmos.
Não é preciso ter depressão para sentir-se assim ou para escrever. Todas as pessoas têm momentos na sua vida em que se sentem perdidas ou indecisas. Escrever é uma preciosa ferramenta para saber o que queres, para onde vais, e como te sentes a cada dia. Para sentir a cada dia que a tua vida tem um propósito, que estás a evoluir e que estás a chegar mais próximo dos teus sonhos. Pode ser utilizado para melhorar ou apoiar diversos aspetos da tua vida. O melhor é que é ao teu tempo, quando quiseres, puderes e desejares. Podes apenas sentar e escrever, não é maravilhoso?
Decididamente, escrever não é apenas para adolescentes. É para todas as pessoas que passam por desafios na sua vida. Escrever é para qualquer idade, desde que se sintas que precisas de compreender melhor quem és e o que sentes. Sem trabalho interior contínuo ninguém se pode conhecer.
Por todas essas razões, escrever é para todas as pessoas que passaram algum desafio, para quem gostaria de se compreender melhor e os seus sentimentos. Quem nunca passou por nenhum desafio, nenhuma dor, nenhuma culpa?
Comentários
Enviar um comentário
Muito obrigada por teres lido esta publicação e por deixares o teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim! :)