Por vezes, uma das coisas mais difíceis para um escritor é arranjar tempo para escrever. A escrita é algo muito íntimo, mesmo quando é ficcional e não tenhamos intenção de adicionar algo pessoal, surgem sensações ou ideias no texto que são nossas e pessoais. Talvez seja por isso que tenhamos uma natural uma resistência. No entanto, a escrita, como em qualquer profissão, só ficamos verdadeiramente bons com a prática e a aprendizagem constante. Pelo menos esta é a minha opinião, há sempre pessoas que são geniais, mas também elas vão evoluir com a sua prática. Para isso temos que nos forçar a escrever, não podemos apenas escrever quando surgem momentos de inspiração.
Como fazemos isso?
Marcamos um horário fixo para escrever. Para isso, talvez seja melhor experimentar vários horários para a sua escrita. Veja quando consegue ser mais criativo. Por exemplo, eu sou uma pessoa que trabalha melhor de manhã, mas só consigo escrever bem, sem esforço, no final do dia com a cabeça já cheia do quotidiano. No entanto, para escrever artigos prefiro fazê-los de manhã que é quando tenho a cabeça mais disposta pesquisar e aprender sobre novos temas. O que eu escrevo no final do dia são livros ou pequenas notas do dia que possa aproveitar para livros/textos.
Como escolher o horário para escrever?
Eu compreendo que com o trabalho e com os filhos e outras responsabilidades, é difícil arranjar tempo para escrever e não apenas porque não queremos olhar para dentro. Mesmo assim, sempre conseguimos algum tempo para escrever. Pense o quanto escrever é importante para si. Se não é importante suficiente para abdicar tempo durante o seu dia, então não faça. Mesmo que sinta que durante a semana não consegue mesmo, escolha um dia de folga em possa reservar uma hora para escrever. Eu já estive a trabalhar longe de casa e tinha treze horas entre a hora que saía e a que chegava, como devem calcular quando finalmente sentava na minha secretária não tinha capacidade de escrever nada de valor. No entanto, enquanto estava nos transportes escrevia sempre 200 palavras por dia. Não é muito, mas já praticava um pouco todos os dias.
As melhor altura para escrever, segundo todas as fontes que pesquisei e que quase todos os autores, é no início do dia ou no final do dia. Escolha o melhor horário para si. Pode incluir a meia hora no comboio até ao trabalho ou noutro transporte qualquer. Apenas reserve um pequeno tempo do seu dia e verá que conseguirá escrever o seu livro. Mesmo que não anseie por escrever um livro, seja só apenas escrever um blogue ou outro projeto, tudo começa com um pequeno passo. Faça-o agora. Marque a sua sessão de escrita consigo mesmo.
Até à próxima.
Comentários
Enviar um comentário
Muito obrigada por teres lido esta publicação e por deixares o teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim! :)