Avançar para o conteúdo principal

Padeira de Aljubarrota

Padeira de AljubarrotaPadeira de Aljubarrota by Maria João Lopo de Carvalho
My rating: 3 of 5 stars

Este livro conta a triste saga da Padeira de Aljubarrota, a personagem tão conhecida e idealizada por muitos portugueses. Uma heroína criada do mito.

Na minha opinião, parece-me uma história demasiado sombria e triste. Ao ler estamos sempre à espera de uma reviravolta, de momentos de alegria que compensem a tristeza da heroína, que nunca chegam. Os momentos tristeza são seguidos de momentos ainda piores de sofrimentos e de solidão. E no final do livro, a história sobre o derradeiro final da Padeira é abreviada e despachada no capítulo final. Acho que poderia ser mais desenvolvido o final de tanta tormenta.

A razão da tristeza da história talvez seja por que a autora tentou interligar várias histórias desta heroína no livro. Penso que, talvez, fosse melhor inspirar-se só numa história ou inventar outras mais alegres para animar a história do livro.

No entanto, gosto da justificação da força extraordinária da padeira, acho que foi um bom exercício de ligação entre a história de Portugal e as histórias (ficcionais) da Padeira. O texto está muito bem escrito e é agradável de ler, as palavras e as referências históricas são deliciosas, principalmente, para quem gosta de um bom romance histórico.


View all my reviews
Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários