Uma vez que não sabia as diferenças entre estes três géneros de romances, resolvi escrever este artigo para esclarecer quem não sabe e também para servir como uma espécie de cábula para mim sempre que precisar. Se tiveres dúvidas ou houver alguma informação que queiras acrescentar, partilha nos comentários, quem sabe não podemos aprender mais juntos?
Romance Histórico
O romance histórico é uma história fictícia em que os factos ou acontecimentos históricos e as caraterísticas de uma época têm importância no enredo. Reconstrói acontecimentos da altura com uma história que é inventada pelo autor. Lembro-me de um livro que é um bom exemplo disto:
Quando Lisboa Tremeu de Domingos Amaral. A história passa-se quando foi o terramoto de 1755, que aconteceu na realidade, mas as personagens não são reais, apesar de poderem ter sido uma vez que também relata bem as situações e costumes da altura.
Romance de Época
Os romances de época são romances em que um determinado período da história é «pano de fundo»
2 ou contexto para o romance ou trama, os costumes e pensamentos da época influenciam a história e os pensamentos das personagens, mas não afetam diretamente a ação com algum acontecimento histórico marcante. Um bom exemplo disso é o livro
A Prometida do Capitão de Tessa Dare.
Crónica de Costumes ou Romance de Costumes
Eu não conhecia este género, mas estive a pesquisar e a expressão «romance de costumes» só me aparece em português do Brasil, enquanto a expressão «crónica de costumes» já tem uma entrada no
Infopédia que é um Website que considero fidedigno. Além de dar um bom exemplo por todos conhecido que é o livro
Os Maias de Eça de Queirós. Então, a crónica de costumes é um romance ou história que faz «uma reflexão sobre hábitos, atitudes e comportamentos das pessoas no quotidiano em que se encontram»
3, ou seja, além de descrever os costumes da época, moral e conduta ainda surge uma certa reflexão/crítica aos mesmos e estes não são apenas contexto da história, mas objeto a ser observado e refletido através da trama.
Não encontrei nenhuma referência que a crónica de costumes tem de ser escrita na altura para ser considerada como tal. No entanto, encontrei informações que os livros de
Jane Austen são um bom exemplo por caracterizarem bem os costumes e condutas da altura e pela reflexão/crítica sobre os mesmos
4.
Espero que tenhas gostado destas informações, para mim, foram bastante esclarecedoras. Se quiseres ler mais informações sobre este tema, podes consultar as referências no final desta publicação.
.png) |
Imagem produzida em Canva.com |
Conhecia as versões mas é sempre bom ler. Grato pela partilha.
ResponderEliminarBom fim de semana
Obrigada, Rykardo!
EliminarBom fim de semana :)
Oi Marta, tudo bom?
ResponderEliminarSua postagem é excelente! Muita gente confunde e é sempre bom explicar para ninguém se decepcionar com uma leitura ao escolhê-la pelo gênero errado, né? Exemplo é a pessoa não gostar de hot e pegar um romance de época, rs.
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Olá Alessandra! :)
EliminarObrigada :) Sim, geralmente os romances de época são hot, mas não coloquei na explicação porque não tenho a certeza se são todos assim, podem haver seja apenas de época, sem ser hot, apesar de não conhecer nenhum assim. No entanto, é sem dúvida uma boa indicação ;)
Obrigada!
Beijos
Ambas devem ser interessantes
ResponderEliminarBeijinhos
Sim, cada género tem a suas qualidades. Obrigada, Paula!
EliminarBeijos
Muy buena explicación. Te mando un beso.
ResponderEliminarMuchas gracias, J.P. :)
EliminarBesos
O conhecimento sempre exige mais de quem gosta de está aprendendo mais.
ResponderEliminarBom fim de semana, Marta.
Beijinhos
É verdade, Fatyma. :)
EliminarObrigada!
Bom fim de semana.
Beijos
Aprendi, bastante, Marta.
ResponderEliminarGênero é interpretação
Que confunde a arte e estão
Confundindo gama farta
Do humano gênero que aparta
Grupos L-G-V-T-X a Z.
É, há gente que não crê,
Porém à literatura
É fácil e à criatura?
Não! Não recorro a você!
Desculpe-me a brincadeira. Esses gêneros literários é bastante confuso. Nós tínhamos um questionário na Biblioteca Nacional para obtenção ISBN que constava mil gêneros - loucura pura. Até a crônica não é mais crônica. Nossos cronistas escrevem minicontos e os classificam por crônicas.... A tua matéria é excelente. Parabéns. Abraço fraterno. Laerte
Olá Laerte!
EliminarÉ verdade existem mesmo muitos géneros que até podem confundir, fico feliz de ter ensinado algo com este artigo :)
Muito obrigada :)
Abraços