Avançar para o conteúdo principal

Vamos Passear pela Cultura do Chiado?

 Entre 11 e 17 de outubro o Centro Nacional da Cultura e o e-chiado promovem passeios com visitas presenciais e online para dar a conhecer e promover o património histórico do Chiado de Lisboa. O Chiado é conhecido pela sua beleza, mas será que sabes a história e cultura que tem para contar?



Para dar a conhecer a rica cultura e história do Chiado, vão ser promovidas visitas presenciais, em que a marcação é obrigatória através de correio eletrónico ou telefone, e visitas online disponíveis através do Website. Desta forma, mesmo quem não se possa deslocar para visitar toda a cultura que o Chiado tem para oferecer sempre é possível visitar algumas das suas atividades. O evento engloba a história do local e a arte no geral, o que incluí a literatura. O maior foco sobre literatura é a visita presencial ao Grémio Literário, um dos mais importantes clubes culturais de Lisboa. No entanto, tem outras atividades relacionadas com a arte literária; como a visita online às livrarias do Chiado e visita presencial dos artigos de Bordalo Pinheiro, artista que escreveu artigos humorísticos para vários jornais e que viveu no Chiado, é possível também aproveitar e fazer uma das rotas do Chiado romântico ou o Chiado modernista que têm vários pontos sobre literatura e autores como Fernando Pessoa entre outros, muito interessantes no ponto de vista literário. É possível também visitar teatros e conhecer lojas e locais que marcam a cultura portuguesa. Por fim, a iniciativa também conta com debates sobre o território da cidade. 


Quem já visitou o Chiado, mesmo sem visitas guiadas pode ver indícios da sua história e da sua  importância nas artes em geral, incluindo a arte literária. Quem nunca bebeu café ao lado da estátua do Fernando Pessoa ou visitou a livraria Bertrand do Chiado? É um local que deslumbra cultura. 








Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários