Avançar para o conteúdo principal

Como Descobrir a Hora Mais Produtiva para Escrever?

 

Falar de produtividade a escritores pode parecer estranho, no entanto, é muito importante porque a maioria dos escritores tem outras profissões ou atividades. Porque é tão importante? Não apenas pela qualidade do nosso trabalho ser melhor, mas também porque conseguimos estar mais motivados e continuar a nossa escrita e não deixar para «um dia quando estiver inspirado» como ainda muitos escritores o fazem. Estive a pesquisar sobre o tema e descobri dois conceitos que considero que podem ser importantes e que interligados podem ajudar-nos a não deixar de escrever e até a melhorar a qualidade da nossa escrita. Vamos descobrir quais são e como utilizá-los?






O que é a hora de maior produtividade?


Resumidamente, a hora (ou horas) de maior produtividade é a hora em que conseguimos estar mais concentrados e ter maior inspiração e produtividade na nossa atividade. Esta hora poderá ser qualquer uma nas nossas vinte e quatro horas diárias. Algumas pessoas verão que são mais produtivas ao acordar outras antes de se deitar, outras ainda poderá ser a meio da tarde ou da manhã. Claro que se tivermos um trabalho ou uma atividade que nos ocupe nesse horário, teremos que ajustar ao melhor momento, mas só de ter uma noção qual é a nossa hora mais produtiva já nos pode ajudar a saber se deveremos acordar mais cedo para escrever ou se deveremos escrever à noite antes de dormir.


Como descobrir a hora em que se é mais produtivo?


Existem várias formas de conseguirmos ver a hora da nossa maior produtividade, no entanto, neste artigo encontrei a mais simples e fácil de fazer: avaliando hora a hora a nossa produtividade. No entanto, também podemos ver segundo o principio qual é a hora em que conseguimos fazer mais e melhor a cada dia. É melhor apontar a cada hora, mas mesmo sem o fazer, apenas observando os nossos hábitos, naturalmente deixamos as tarefas mais importantes para os momentos em que nos sentimos mais concentrados. Para nós escritores, é muito importante analisar e verificar qual é a nossa melhor hora para conseguirmos decidir quando nos vamos sentar e escrever. Por isso comecem assim que poderem a pensar qual a melhor hora para trabalhar ou a avaliar o vosso tempo, hora a hora de um a cinco. A hora em que tiver notas mais elevadas depois de quinze dias já vos pode dar uma ideia se são mais matutinos, vespertinos ou notívagos. Não tenham receio de se conhecerem melhor.




O que é o princípio 80/20?


O principio 80/20 ou o Principio de Pareto começou na economia como podem ler mais pormenorizadamente neste artigo, no entanto, mais uma vez resumindo, trata-se da ideia de 20% da população produzia 80% do lucro do país segundo o economista italiano que o descobriu. No entanto, este princípio foi amplamente utlizado para diversos outros aspetos. Neste artigo quero focar-me no ponto de vista de produtividade e organização de tempo: 20% do esforço para fazer 80% dos resultados. Agora, vamos pensar que essa parcela de vinte por cento para fazer o mais importante: escrever (como escritores temos tempo limitado para escrever) e oitenta por cento para fazer todas as outras tarefas que precisamos para conseguir aproveitar o nosso tempo de escrita ao máximo.


Para quem pensa que este princípio é difícil de compreender ou não tem nada a ver com organização de tempo, basta imaginar (ou lembrar-se) de um dia no escritório em que entre atender clientes, reuniões e outras tarefas precisamos de fazer um relatório muito importante. No entanto, a cada dia só conseguimos uma hora ou duas para o realizar sem interrupções. Assim, não parece tão estranho que esse trabalho faça-nos sentir produtivos e que essa tarefa seja comparada ao vinte por cento a que damos prioridade e que equivale aos resultados que temos nesse dia, enquanto as outras tarefas repetitivas apesar de necessárias, já não nos dão a mesma sensação.





E se juntarmos as duas técnicas?


Agora que já temos uma ideia de qual é a nossa hora de maior produtividade e o que é o princípio 80/20 que tal juntar as duas técnicas para melhorar o nosso desempenho naquela hora em que nos dedicamos à nossa escrita?

Por exemplo, se virmos que a nossa hora de maior produtividade é às onze da manhã, por exemplo, podemos concluir que trabalhamos melhor de manhã do que de noite. Se for por exemplo às 22h quer dizer que trabalhamos melhor à noite do que de manhã. Existem escritores que se levantam uma hora mais cedo para escrever outros escrevem depois de vir do trabalho e até depois de colocar os filhos a dormir. Portanto, esta informação já nos pode ajudar a ajustar o nosso horário consoante à nossa produtividade.


Podemos preparar tudo para naquela hora em que decidimos escrever, por exemplo, preparar o computador e colocar todos os materiais do nosso livro ou artigo ao lado. Organizar o dia seguinte também é uma boa ideia para quando nos levantamos podemos apenas sentar e escrever. Podemos também preparar o dia seguinte quando escrevemos à noite, assim se demorarmos um pouco mais a escrever à noite podemos aproveitar mais uns minutos na cama antes de ir trabalhar. A ideia é que esse vinte por cento do nosso dia seja a hora em que nos sentimos mais produtivos e felizes com os nossos resultados. Desta forma, incluímos o principio 80/20 de acordo com a nossa hora de maior produtividade.





Espero que tenhas compreendido bem estas ideias de produtividade e que aproveites para ler os artigos que deixo aqui para onde saberes mais sobre eles. Afinal, podes aplicar não apenas à escrita, mas também ao teu trabalho, caso o desejares. Ser mais produtivo faz-nos sempre sentir melhor connosco e sentir que utilizamos o nosso tempo da melhor forma.


Espero que tenhas gostado e se quiseres partilhar outras técnicas de produtividade que utilizas na tua escrita ou trabalho, gostava muito de saber.




  


Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários

  1. Gostaria de por essas técnicas em pratica! Ajuda muito!
    geralmente eu consigo escrever melhor à noite, principalmente de sabado rsrsrsrs
    Vale muito esse post e a dica, amei ♥
    ultimamente ando bem estressada com o trabalho, então ja se imagina que nao to conseguindo escrever ha um tempinho
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pâm!
      Sim, espero que ajudem porque escrevi mesmo para pessoas que estão ocupadas com o trabalho, mas que querem continuar a escrever nem que seja um pouco todos os dias. Fico feliz por ter gostado, se colocar em prática diga-me se deu certo ;)
      Beijos! :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada por teres lido esta publicação e por deixares o teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim! :)