Aprendi a não ter pressa. A prolongar o livro que gosto e que estou a ler, em vez de ler dois livros por semana, leio dois por mês. Posso dizer que é falta de tempo para ler, mas não é. É vontade de ler aquele livro sem pressa. Degustar devagar. Como se fosse um pedaço de chocolate que adoro e que posso comer em três segundos, ou posso deixá-lo derreter lentamente na minha boca, prolongando o sabor ao máximo. Porque vivemos com tanta pressa? Tanta pressa que nos esquecemos de degustar as coisas... Saborear e prolongar os bons momentos ao máximo, senti-los com o corpo inteiro, com a alma inteira. Apressar apenas as coisas que são necessárias, mas que não gostamos de fazer.
Lembro-me quando era criança despachava todos os meus trabalhos de casa para brincar. Para imaginar. Para fazer o que mais gostava. Não me apressava a acabar a brincadeira. Por vezes, penso que se houvesse algo que gostava de fazer se pudesse voltar atrás no tempo, era saborear melhor os momentos que vivi. Prolongar os abraços e carícias, os beijos e alegrias, diminuir o tempo em que pensei em problemas e me atormentei com coisas que não podia resolver. Hoje, nem podemos nos cumprimentar e abraçar, mesmo quando os momentos difíceis passam por nós. Vamos prolongar a alegria e apressar a tristeza. Nunca o contrário.
Imagem retirada de Pixabay.com |
É bem assim, Marta!
ResponderEliminarEsses dias estava lendo um livro que estava gostando muito e tentei ao maximo prolongar a leitura. Programava uma quantidade de paginas por dia que pudesse matar minha curiosidade e, ao mesmo tempo, mme deixar aproveitar.
Agora estou aproveitando os episodios das series e principalmente dos livros que gosto.
Mas a gente fica com essa ânsia, essa pressa de fazer tudo rapido
e provar pra quem, né?
Adorei seu texto
Beijos!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Olá Pâm :)
EliminarÉ verdade, eu também gosto muito de fazer assim prolongar a leitura ao máximo. É verdade que também fico ansiosa por acabar, mas ao lembrar que tão cedo não sei se terei uma leitura tão prazerosa, fico mais calma e tento apenas aproveitar. Afinal, precisamos de prolongar os bons momentos, não é? :)
Fico feliz por ter gostado <3
Beijinhos
Oi Marta o/
ResponderEliminarVivemos num mundo conectado e isso nos traz pressa. Vontade de consumir o máximo no mínimo tempo possível, e digo isso por conhecimento de causa.
Estou seguindo meu ritmo e isso significou ler menos e ter um processo mais lento com blog, mas eu acabo me cobrando por estar lenta.
Fico feliz que você esteja aproveitando as leituras.
Abraços
Boas leituras,
Apesar do Caos (blog) | Skoob | Twitter
Karen Gabrieli
É verdade... infelizmente acabamos por sempre nos culpar por prolongar estes bons momentos, não é? Obrigada, Karen :)
EliminarAbraços e boas leituras :)