Avançar para o conteúdo principal

Felizes Viveram uma Vez – O Perraultimato de Filipe Faria

 

Olá escritores e leitores!


Hoje, venho trazer-vos mais uma opinião de livro. Confesso que não é nada, mas nada como estava à espera. Penso que demorei um pouco a acabar, mas já sabem como sou a ler, levo o meu tempo e não vale a pena tentar algo diferente. Gosto de ter prazer na minha leitura, não obrigação. Li esta obra para o meu desafio literário para o livro de fantasia e o melhor é que é de um autor português. 


Sinopse:

As estórias são conhecidas de todos: sapatinhos de cristal, maçãs envenenadas, príncipes encantados e lobos maus; e todos sabem que, no fim, os que mereciam viveram felizes para sempre.


Então porque é que isso não aconteceu? Porque é que o mundo parece virado do avesso? E porque é que toda a gente age como se nada fosse? São essas as perguntas que atormentam Borralheiro, um dos poucos que sentem que algo de profundamente errado se passou, e o único que se predispõe a ir em busca de respostas. Respostas essas que lhe chegam às mãos na forma dos versos crípticos do misterioso Perraultimato, que o lança numa demanda em busca da verdadeira essência das estórias.


Acompanhado por quatro outras figuras do imaginário popular europeu — a imprevisível Capuchinho, o misterioso Aprendiz, a atormentada Vasilisa e o perigoso Burra — Borralheiro embarca numa inesquecível aventura neste primeiro volume da distopia folclórica «Felizes Viveram Uma Vez».


Podem comprar este livro aqui


Opinião: 


Avaliação 🌟🌟🌟


Quando li o resumo deste livro, pensei que era uma história que brincava com os contos de encantar, mas de uma forma caricata e divertida. Que ilusão a minha! Claro que todas as histórias clássicas de encantar são um pouco mais negativas e até terríveis na sua origem do que a maioria das pessoas conhece pela televisão e pelos livros atualmente. Eu gosto mais como são contadas hoje em dia. No entanto, nunca esperei que fosse tão forte nas imagens que transmite. Por vezes, senti mesmo que estivesse a ler uma história de terror, e para vocês verem o mais perto desse género que, alguma vez, li foram os livros da série dos Arrepios (risos).  Como veem não é o meu estilo de livro.


Apesar de eu não gostar muito das cenas descritas, o livro está maravilhosamente bem escrito, cheio de palavras cuidadas tantas que, por vezes, fui procurar no dicionário o que é magnífico. Já há muito tempo que um livro não me fazia pesquisar palavras em português! Também gostei da criatividade de alteração das personagens para este novo contexto e a ideia de brincar com as histórias e fazer uma aventura disso. Só mais um detalhe: adorei que fosse um livro amigo do ambiente! ;) Por estas razões, dei três estrelas a este livro. Não consigo dar menos só porque não faz parte do meu género de livros quando está tão bem escrito


Este é o primeiro livro da trilogia Felizes Viveram uma VezNão tenho muito mais a comentar sobre este livro, mas recomendo para quem gosta de histórias assim com bastante sangue, vísceras e mortes por todo o lado, aconselho a lerem e até, talvez, gostem dos restantes livros da trilogia. Eu não vou ler os restantes livros porque não faz o meu género.


Bom fim de semana e boas leituras! :)






Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários

  1. Oi Marta,
    Não conhecia a obra! Confesso que não é muito meu estilo também, então não me empolgo muito na leitura...
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alessandra;
      Melhores leituras virão ;) muito obrigada pela visita.
      Beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada por teres lido esta publicação e por deixares o teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim! :)