Avançar para o conteúdo principal

TAG: Hábitos Literários

 

Li sobre esta tag no blog No Conforto dos Livros e gostei bastante, por isso, vai ser a tag deste mês. Esta tag é sobre os meus hábitos de leitura, se bem que ultimamente escrevo mais do que leio, mas tento sempre ler pelo menos umas páginas por dia. Espero que gostem e deixo esta tag livre para quem desejar fazer!




Vamos às respostas!





Tens um lugar específico na casa para ler?

Não. Posso ler em qualquer lado, mas costumo ler no meu quarto.


Marcador ou Pedaço de Papel?

Marcador. Por cada livro que tenho, tenho sempre um marcador, oferecido ou feito por mim. Posso marcar com um pedaço de papel, mas apenas temporariamente porque logo faço um marcador (até mesmo com o pedaço de papel :P).


Marcador feito por mim com um pedaço de papel inútil :)



Consegues parar simplesmente de ler ou tem de ser sempre no final de um capítulo ou a um certo número de páginas?

Posso sempre parar de ler. Não respeito nem capítulos, nem páginas de leitura apenas leio enquanto estou com vontade de ler e acabo quando tenho algo novo para fazer.


Comes ou bebes enquanto lês?

Já comi enquanto lia, mas foi mesmo um caso extremo e raro em que me queria abstrair e não tinha outro meio. Geralmente, não gosto de o fazer. Gosto de beber um café enquanto leio, mas comer não.


Música ou TV enquanto lês?


Sim, ler a ouvir música instrumental é o melhor para mim. Adoro!


Um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo?

Antigamente, só conseguia ler um de cada vez, mas agora geralmente leio dois de cada vez, um mais técnico e outro sobre uma história de ficção. Mesmo quando leio só histórias de ficção depende do meu humor do dia. Por vezes, apetece-me ler algo mais sério, outras, uma história mais divertida e leve.


Ler em casa ou em qualquer lugar?

Leio em qualquer lugar. O meu sítio preferido para ler é em parques públicos a ouvir os pássaros e o som do vento a passar pelas folhas das árvores.


Ler em voz alta ou silenciosamente?

Silenciosamente. Posso ler em voz alta, mas é muito raro. A minha memória é auditiva, quando há uma citação que gosto muito geralmente leio em voz alta para a memorizar.


Lês para a frente e/ou pulas páginas?

Leio para frente, muito raramente pulo páginas, apenas quando o livro está a ser aborrecido e eu por vezes salto algumas páginas só para ver se algo mais interessante virá, mas leio tudo até lá.


Quebrar a lombada ou mantê-la como nova?

Não reparo nas lombadas até porque costumo comprar livros usados. As lombadas estão longe de estar intactas. Mesmo quando compro novos, nunca reparo se quebro as lombadas ou não.


Escreves ou fazes anotações nos livros?

Já fiz uma vez com lápis para conseguir compreender um exercício. Mas foi muito de leve e depois apaguei logo. Não me senti nada bem. Nunca mais o fiz. Se quiser fazer anotações faço num caderno à parte.





Espero que tenham gostado! Até à próxima!







Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários