Avançar para o conteúdo principal

Inteligência Multifocal de Augusto Cury


Inteligência MultifocalInteligência Multifocal by Augusto Cury
My rating: 3 of 5 stars

Demorei muito tempo a ler este livro. Considero que é um livro mais direcionado para psicólogos ou psiquiatras. É denso, difícil e chato de ler. A própria escrita do autor faz com que seja difícil de ler. Ele explica logo no início do livro que assim é. No entanto, apesar de não ser psicóloga e muito menos psiquiatra, considero que a teoria desenvolvida faz muito sentido se prestarmos atenção aos nossos pensamentos. Concordo por exemplo, com a ideia de termos pensamentos/sentimentos que não conseguimos transmitir facilmente por palavras e a ideia que as nossas experiências são filtradas e memorizadas de acordo com a nossa interpretação que é afetada pelas emoções que sentimos no momento que as vivemos.

Apesar de o autor considerar que é impossível controlarmos os nossos pensamentos, ele fala na sua teoria que eles estão relacionados com os pensamentos e sentimentos que temos estado digamos a “cultivar” em nós e isso afeta a nossa interpretação das nossas experiências. Pelo menos, foi assim que compreendi. O que me levou a pensar bastante sobre os estímulos que deixamos ficar na nossa vida e como esse estímulos afetam o nosso inconsciente e, consequentemente, os nossos pensamentos.

Ler este livro, fortificou a minha ideia sobre como o que nos rodeia afeta-nos e pode ajudar-nos a sentir melhor ou pior com a nossa vida. Além de compreender melhor porque temos tanta dificuldade em mudar os nossos pensamentos, interpretações e modo de vida.

Gostei também da ideia da democracia de ideias (que não conhecia), de humanismo e do autor falar nos vários géneros de discriminação e de preconceito, inclusive a discriminação pela inteligência que existe muito no mundo académico (e fora dele também). Todos temos uma fantástica capacidade de pensar única e por isso não podemos compreender, nem interpretar, as experiências ou lições que aprendemos da mesma forma. Até uma pessoa deficiente mental pode dar-nos uma nova perspetiva da vida. Adorei esta ideia.

Apesar de ser um livro bastante difícil e até chato de ler, gostei e considero que valeu a pena ler. No entanto, acho mais aconselhável a pessoas apaixonadas por psicologia, psiquiatria ou educação.

View all my reviews



Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários