Avançar para o conteúdo principal

O Calígrafo de Edward Docx

 

Este livro demorou a ler, não foi? Foi uma descoberta de um autor que não conhecia, nem sabia que ganhou alguns prémios. Foi uma leitura um pouco contraditória, entre o amor e ódio, mas vamos saber mais na opinião.




Sinopse:

Escrito de forma brilhante, elegante e cheio de humor, O Calígrafo fala da diferença entre o homem e a mulher, de engano e honestidade e da procura intemporal do amor.

 

Ele não é tão esperto como pensa. Ela é mais inteligente do que parece.

 

Jasper está convencido de que encontrou a vida perfeita. Calígrafo de renome mundial e um sedutor em série, transcreve com agrado o imortal Poemas Eróticos de John Donne para o seu rico mecenas, até uma descarada infidelidade o desmascarar, e a sua vida, cuidadosamente construída, começar a desmoronar-se. Pior ainda, certa tarde vê a mulher perfeita pela janela do seu estúdio e apercebe-se de que terá de abandonar tudo para a conquistar.





Podes comprar este livro neste link da Wook e assim estás a ajudar a este blogue ter mais opiniões de livros, sem custo adicional na tua compra.



Opinião



Avaliação 🌟🌟🌟🌟




O que dizer deste livro? Por um lado odeio a personagem principal, por outro adoro a forma que é narrada a história. Confesso que o meu lado mais obscuro e malvado elevou-se nalgumas partes em que o personagem principal sofria e eu vibrava com isso.




Tenho que deixar um parágrafo apenas para falar mal deste protagonista, ele merece. Ele é um homem que diz adorar mulheres e por isso dorme com todas as que consegue sem respeitar relacionamentos, seja os dele ou delas. Diz que as adora, mas para mim, ele adora apenas a conquista. Parece ver todas as pessoas de cima para baixo, como se ele fosse um ser especial, fosse melhor do que todos. No entanto, este mulherengo arrogante encontra uma mulher que o faz vibrar de interesse, mas brinca com ele e faz ele sentir-se mal e desconfortável em cada conversa que têm. Até ele se perder por completo, ou seja, apaixonar-se de verdade e querer ser como o personagem refere: «um tipo normal». Adorei toda a tortura que ele passa e só fiquei com pena de ele não sofrer mais na conquista.




Agora que já falei mal do personagem, chegou a altura de falar bem do livro. Os poemas com que ele trabalha encaixam-se perfeitamente com a personagem e o que ela vive. Por um lado, o autor parece defender o amor livre, no entanto, por outro, ele representa bem nesta história todas as complicações que são consequências das traições e do desrespeito pelas relações afetivas.




A escrita deste livro é irresistível. A personagem principal que narra a história pode dizer as maiores barbaridades, mas nós estamos a rir com o sarcasmo e a forma única que descreve cenas do quotidiano das cidades grandes como Londres. Até mesmo os seus sentimentos e a forma como são revelados através das suas descrições são maravilhosas. Confesso que existiram momentos em que já não me apetecia mais ler, mas a forma que está escrito trouxe-me de volta a ele.






O final, no entanto, vale tudo. Tem uma reviravolta espetacular que nos faz rir e voltar a pensar em toda a história. Faz valer todo o livro, tenho a dizer. Passamos de o pensar como um livro de um personagem estúpido, mas com uma boa escrita para um «Uau!» e passamos a gostar de todo o livro outra vez. No entanto, custou-me a ler e a chegar ao fim, por isso, não posso dizer que o adorei, mas gostei de ler. É uma boa reflexão sobre os relacionamentos, sobre considerar os sentimentos alheios e sobre traições.



O Caligrafo




Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários

  1. Passei para te desejar uma excelente leitura.
    Beijinhos e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Foi então um livro interessante e recomenda! :)
    -
    Fantasiando numa bolha de melancolia ...

    Beijos, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a reviravolta no final conquistou-me, mas estive muito entre o amor e o ódio XD
      Obrigada bom fim de semana :)

      Eliminar
  3. Boa leitura, Marta!
    Um feliz domingo com saúde e paz.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oie MARTA!
    Não conhecia o livro mas acho que pelo que voce trouxe, traz temas relevantes e que podemos até mesmo observar no nosso dia a dia e quando tem reviravoltas, deixa a gente chocada , né??

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pâm!
      Verdade, muito verdade mesmo. A reviravolta neste livro é mesmo muito boa e nada previsível! Tal como a vida ;)
      Beijos

      Eliminar
  5. Muy interesante Marta, la verdad es que había oído hablar de este libro y nunca me llamó la atención, pero ahora me has dejado con la duda, me lo anoto. Besos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada por teres lido esta publicação e por deixares o teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim! :)