Este é um livro que já tinha na minha estante faz algum tempo, mas que acabei por adiar a leitura por muito tempo. Tinha a sensação que depois de o ler a minha perspetiva do mundo e da vida iria mudar, talvez, por isso, demorei tanto a pegar nele. Quando finalmente comecei a ler, vi que era uma leitura para demorar porque além de ser uma história é um curso de filosofia. Uma vez que o tema é muito interessante, escolhi ler aos poucos para assimilar melhor as ideias e pensar bem nos temas abordados. Talvez, por ter estudado muito pouco filosofia na escola, penso que este livro ensinou-me mais do que todas as aulas que assisti sobre o tema.
Sinopse
O Mundo de Sofia é um desses inexplicáveis sucessos que têm gerado uma contagiante adesão por parte dos leitores, entre os quais se contam muitos jovens. Mas não só. Tornou-se de imediato um bestseller em muitos países: está traduzido em mais de cinquenta línguas. Esta intrigante aventura filosófica, que põe em cena um professor de filosofia e uma jovem de catorze anos, percorre a história do pensamento ocidental, sem excluir alguns dos seus mitos e lendas e fazendo breves incursões pelas filosofias orientais. O tema central está estreitamente ligado à construção do universo romanesco que se duplica misteriosamente pela intervenção de outros dois personagens, apresentando-se ele próprio como um enigma. As misteriosas interrogações dirigidas a Sofia: «Quem és tu?» e «De onde vem o mundo?» são aqui emblemáticas da atitude de espanto de alguém, como Gaarder, para quem a existência é um coelho branco que o ilusionista tira ludicamente da cartola.
Podes comprar este livro aqui e apoiar o blogue sem pagar mais por isso.
Opinião
Como se formou o mundo? Haverá uma vontade ou um sentido por detrás daquilo que acontece? Haverá a vida depois da morte? Como podemos encontrar as respostas a estas perguntas? E, acima de tudo, como deveríamos viver?
(...) é mais fácil formular perguntas filosóficas do que encontrar a sua resposta. Mesmo hoje, cada um deve encontrar as suas respostas para estas perguntas.
Sentimos que tomamos parte de algo misterioso, e gostaríamos de esclarecer de que modo tudo está relacionado.
Comentários
Enviar um comentário
Muito obrigada por teres lido esta publicação e por deixares o teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim! :)