Avançar para o conteúdo principal

Como Ganhar Confiança na Nossa Escrita?

 

Desde a minha adolescência tinha o sonho de publicar um livro, quando o realizei obtive valiosas aprendizagens que gostava de partilhar com vocês. Antes de escrever o meu livro Caminhos Controversos, escrevia apenas quando sentia inspiração. No entanto, sempre senti que gostava de escrever mais, mas que os meus textos não tinham valor. Acho que este pensamento é comum a todas as pessoas que apenas gostam de escrever sem nunca pesquisado ou estudado mais sobre como os outros escritores fazem.

Quando estava a sentir-me perdida na minha vida pessoal e profissional arrisquei enviar uma história para uma editora. O livro foi publicado, mas a história não tem um final feliz. Eu acredito que os nossos pensamentos e sentimentos influenciam a nossa vida. Talvez, porque eu acredite nisso ou porque a vida seja realmente assim, tive várias críticas positivas e negativas sobre o meu primeiro livro. O que é normal, é impossível todas as pessoas gostarem de um livro. Mesmo nas positivas, encontrava sempre algo depreciativo e estava sempre a pensar que não sabia nada ou que o livro não era bom o suficiente. A minha falta de confiança era o meu maior problema, o segundo a minha falta de conhecimento.





Como Ganhar Confiança na Nossa Escrita?

Para ganhar a confiança comecei a tirar cursos, a estudar o que os outros autores estavam a fazer para ter sucesso. Por vezes, quanto mais estudava menos segura ficava, pensamentos como «eu nunca vou conseguir fazer aquilo» ou «mas ele escreve melhor do eu» assaltavam-me. Não vou dizer que estou completamente imune a eles, porque não estou. A minha conclusão foi que o mais importante na escrita é:

  • A mensagem que o escritor(a) quer passar;
  • Saber quem são os leitores ideais ou de que forma como o trabalho do escritor(a) é útil para quem lê;
  • O quanto o escritor(a) gosta de escrever.





Mensagem:

Ter uma mensagem clara nem sempre é fácil. Cada escritor(a) tem de encontrar a mensagem que queres dizer ao mundo e colocá-la nos seus textos de forma implícita ou explícita. Eu ainda tenho dúvidas, mas continuo a treinar uma mensagem em cada texto até encontrar uma que englobe todo o meu trabalho. E a vocês sabem qual é a vossa?

Concentrar-se no leitor ideal, para tal o escritor(a) tem de saber:

  • Qual é o género que mais gosta de escrever.
  • Quem iria adorar os textos escritos por ele?
  • Como a sua escrita pode influenciar os leitores? Como pode servi-los?





Para saber o quanto gostam de escrever, respondam a estas perguntas:

  • Custa- vos a escrever ou sentem-se mais leves depois de escrever?
  • Conseguem escrever todos os dias?
  • Como se sentem quando passam muito tempo sem escrever?


Se conseguirem responder a todos estes pontos e perguntas, conseguem ver que o importante na vossa escrita e como chegar ao vosso leitor ideal. Como um jogador de futebol ou uma bailarina, têm de fazer vários treinos antes do espetáculo. Assim, vão ganhar confiança no vosso trabalho. É assim que treino a minha. Comecei por marcar uma hora apenas para escrever. Se não escrever livros, escrevo artigos ou até mesmo apontamentos pessoais. O importante é que treino e reflito sobre o que quero fazer.




Digam-me se tem outras dica para ficarem mais confiantes na vossa escrita nos comentários ;) 

Espero que tenham gostado deste artigo e agora, toca a escrever! :)
Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários

  1. En la primera pregunta:¿Te cuesta escribir o te sientes más ligero después de escribir?: Si, es algo que tengo que hacer y necesito sacar todo lo que se amontona en mi cabeza.
    En la segunda pregunta: ¿Puedes escribir todos los días?: no todos los días pero si muy a menudo.
    En la tercera: ¿Cómo te sientes cuando pasas mucho tiempo sin escribir?: Parece que me falta vida, es algo que llevo haciendo tanto tiempo aunque no de cara al publico, ya que aquí solo llevo dos años. Pero desde muy pequeña me gustaba leer y escribir.
    También es cierto que no se le puede gustar a todo el mundo pero pienso que uno siempre tiene que hacer lo que le gusta. Besos Marta, no tienes de que preocuparte me encanta como escribes. Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada escritor se siente mal si pasa demasiado tiempo sin escribir, ¿no? :) Muchas gracias, ¡también me encantan tus textos! Besos

      Eliminar
  2. Oi Marta,

    Gostei do seu conteúdo sobre escrita.
    Tenho muitas ideias para escrever, sempre gostei de escrever, mas eu já estou envolvida em tantos projetos que não tenho coragem em embarcar em mais um.

    Mas tenho esperanças que um dia eu vou tomar coragem de começar escrever um livro e não só textos soltos.

    Boas leituras,
    Apesar do Caos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Karen, fico muito feliz por isso :), sim o tempo é um fator muito importante quando começamos a escrever um livro. Espero que um dia consiga escrever o seu livro :) Muito obrigada e seja bem-vinda ao blog :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada por teres lido esta publicação e por deixares o teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim! :)