Deixar de acreditar que a vida nos acontece para passar a acreditar que ela acontece para nós, é difícil.É horrível quando nos acontece algo que nos traumatiza e dizem-nos que fomos nós os culpados, pelas coisas que pensámos. Podemos ser culpados por nos sentirmos mal ou tristes?
Até podemos ter atraído uma situação, mas não somos culpados porque, a maior parte das vezes, não temos consciência do nosso estado interior até ele ficar claro por algo exterior.
Posteriormente, podemos tomar os passos para melhorar, mas, por vezes, quanto mais tentamos impedir a nossa tristeza, maior ela fica.
Chega a uma altura em que começamos a explodir por pequenas coisas que nos dizem ou fazem. Li uma vez, que a causa da depressão é não nos permitirmos estar tristes ou angustiados. Depois, o nosso tormento, os nossos sentimentos tornam-se piores. Talvez, possam ser estes sentimentos que nos façam atrair acontecimentos indesejáveis à nossa vida. Isto acontece porque apenas estamos a reprimir a dor. A fugir dela. Não por ter os pensamentos negativos, mas por não lidar com eles, não os observar e os desabafar de alguma forma. Após os observarmos, podemos pensar em perdoar os outros e a nós mesmos e seguir em frente.
Quando me refiro a perdoar, digo apenas no sentido de libertar emoções e situações que nos prendem ao passado. Não em prolongar situações que já não nos fazem bem. Entregar ao passado, ficar com a lição e seguir em frente. É esse o objetivo.
Como lidar com as emoções?
Primeiro, permite-te ter uma hora para sentir e para desabafar tudo, chorar se for necessário, ou exteriorizar a dor da melhor forma para ti. Para mim, o melhor é escrever todas as emoções e sensações num diário ou num papel que, por vezes, o rasgo depois. Sinto como se a destruição do papel fosse um símbolo de libertação daquelas emoções.
Pode também nalgumas situações de grande ansiedade fazer alguns exercícios de respiração. Apenas repara na sua respiração e tenta fazer inspirações e expirações mais longas e profundas do que o habitual. Se ajudar, conta até dez de trás para a frente. Quando parares para respirar, vais conseguir sentir melhor as tuas emoções. Sente-as sem julgamentos. Não as tentes compreender, apenas escreve tudo o que estejas a pensar e a sentir. De seguida, se quiseres, lê para compreenderes melhor o que sentes.
Para perdoares e libertares-te das mágoas do passado, escreva uma carta à pessoa que te magoou ou a ti. Escreve tudo o que pensas e sentes, sem medos, não terás de enviar a carta à pessoa em questão. Acaba a carta com as lições que retiraste ou a recordar as boas experiências que tiveste com essa pessoa. Se não gostares de escrever, faz um exercício como o Ho'oponopono. É muito simples e fácil de fazer! Experimenta!
Lembra-te que o mais importante para a lei da atração não é o que pensas, mas o que sentes. Não é a
reprimir sentimentos que vais fazer os teus sentimentos mudarem, é a aceitá-los e a integrá-los da melhor forma para ti. O mais importante é não te culpares nem te criticares, porque afinal todos nós queremos a nossa felicidade.
Cuida de ti e dos teus sentimentos e tem uma vida cheia de felicidades e de realizações!
Comentários
Enviar um comentário
Muito obrigada por teres lido esta publicação e por deixares o teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim! :)