Avançar para o conteúdo principal

Resistência


A resistência a uma mudança ou situação na nossa vida não é fácil de compreender. Por vezes, podemos suspeitar que estamos a resistir a um assunto ou situação, mas só quando já é muito forte. Mesmo assim, não é muito fácil admitir que se é resistente e que não estamos a ver todas as perspetivas da situação. Por vezes, por teimosia ou apenas porque queremos ter razão ou ainda porque sentimos que nos estão a forçar a algo. 


Outras vezes, até poderíamos querer algo, mas como a primeira experiência foi dolorosa, ou porque alguém nos disse que seria, nem sequer tentamos. Ficamos frustrados e irritados porque não tentámos. 


Podemos também ter medo de algum desafio, de ser rejeitados, gozados ou maltratados. Quantas vezes, não são estas razões que mais nos impedem de realizar os nossos sonhos? 


Existem várias razões, é tão fácil criarmos problemas a nós mesmos, mas estas são as que mais reparo em mim e que me recordo neste momento.


Como deixar de resistir? 


O oposto da resistência é a aceitação. Aceitar as coisas e deixar de culpar ou rezingar pelas situações não serem como gostaríamos. Agora, seja o que for está feito e não se pode voltar atrás. No entanto, aceitar não significa não fazer nada, pelo contrário. Agora que sabemos como as coisas são e paramos de reclamar, por isso, podemos pensar como melhorar a situação. Deixa de ser importante quem foi ou não o culpado e passa a ser importante quem poderá resolver e ajudar a superar a situação. 


Aceitar as situações como são, também nos mostra a verdade da situação, se vale a pena ou não optarmos por aquele caminho. Ajuda-nos a superar a raiva e a compreender melhor quais são as nossas verdadeiras intenções. Ao aceitar a situação, conseguimos analisar melhor como podemos melhorar consoante os nossos objetivos, ou se não for necessário, aceitar e superar as partes que menos gostamos ou que mais nos assustam. Ajuda-nos a tomar responsabilidade pelas nossas decisões.


Como treinar a aceitação? 

Podemos treinar a nossa perspetiva a aceitar as situações de uma forma diferente. No entanto, a meditação mindfulness foi o que mais me ajudou até agora. Parar para respirar e reparar no momento presente faz-nos ver qualquer situação de forma diferente. Ter a prática de escrever também é importante para conseguirmos identificar as nossas resistências e mudar a nossa perspetiva.   

No entanto, é normal ter recaídas, não perceber a sua própria resistência, por isso, não seja exigente consigo. Tudo é um caminho, um processo. O importante é seguir o caminho que o/a faz mais feliz. 





Se gostou desta reflexão, compartilhe com os seus amigos e pessoas que possam gostar.




Sou blogger e escritora do Wattpad. Comecei a ser blogger para partilhar os meus escritos, mas com o tempo comecei a escrever mais sobre leitura e escrita. Gosto de fugir da realidade para mundos fictícios e acredito que eles ajudam-me a compreender melhor a vida. Não consigo passar um dia sem escrever e sem beber café.

Comentários